Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Kobe Bryant, vencedor do Oscar pelo curta Dear Basketball, morre aos 41 anos

Astro do basquete foi vítima de um acidente de helicóptero no último domingo. Sua filha Gianna, de 13 anos, também faleceu.

Kobe Bryant, vencedor do Oscar pelo curta Dear Basketball, morre aos 41 anos>

Segundo a Variety, o astro Kobe Bryant faleceu no último domingo (26), aos 41 anos de idade, vítima de um acidente de helicóptero particular. Junto dele, outras nove pessoas também perderam a vida. Entre elas, Gianna, de 13 anos, filha de Bryant. O grupo seguia de Orange County para Thousand Oaks, onde a adolescente participaria de um jogo de basquete. Investigadores ainda estão tentando determinar a causa exata da queda do transporte, mas já existem relatos da presença de extensa fumaça na área sobrevoada na manhã do ocorrido.

Bryant foi considerado um dos grandes nomes da história da principal liga de basquetebol profissional da América do Norte, a NBA. Com a camisa do Los Angeles Lakers – time onde atuou durante todos os seus vinte anos no esporte – venceu cinco campeonatos da NBA. Ele ainda conquistou duas medalhas de ouro olímpicas, em 2008 e 2012. Sua carreira nas quadras, no entanto, não esteve imune a controvérsias. Em 2003, foi acusado de ter agredido sexualmente uma funcionária de um hotel no Colorado. O caso foi arquivado em 2004 e o atleta emitiu um pedido de desculpas público.

Após aposentadoria em 2016, Bryant aprofundou suas raízes em Hollywood, lançando a produtora Granity, focada em projetos que mesclavam esporte e entretenimento, como podcasts, séries de TV e livros educacionais. Em 2018, o curta-metragem animado “Dear Basketball”, fruto da Granity, foi premiado com um Oscar e um Emmy. Dirigido por Glen Keane, a produção foi baseada em um poema que o próprio ex-jogador havia escrito. Veja abaixo o curta e o momento em que o prêmio da Academia é entregue (ambos vídeos sem legendas):

https://www.youtube.com/watch?v=ziUc0OCDmoU

Após a confirmação do súbito falecimento de Bryant, algumas celebridades manifestaram sua tristeza publicamente. Veja algumas declarações abaixo:

“Hoje nós da @WaltDisneyCo  lamentamos a perda trágica de @Kobe Bryant … um gigante no esporte e uma pessoa tão cheia de vida. Notícias terríveis e tão difíceis de processar….” (Robert Iger, Presidente e diretor executivo da Walt Disney Company)

“Estou de coração partido. Chocado. Marido, pai, estrategista, filósofo-poeta, guerreiro-atleta, cineasta … seu foco é magnético, Kobe. Envio meu amor para você e sua família.” (Chadwick Boseman, ator, intérprete do Pantera Negra)

Tive a sorte de encontrar Kobe duas vezes. Uma vez no set de um anúncio da Nike, que eu fiz com ele. A segunda na noite em que ele ganhou um Oscar. No pouco tempo que passei com ele, ele foi gentil, generoso, engraçado e também um pouco nerd de cinema. Meus sentimentos à família dele após essas trágicas notícias. Muito triste.” (Edgar Wright, Diretor e roteirista de “Em Ritmo de Fuga”)

“Descance em Paz Kobe! Meus pensamentos e orações estão direcionados à sua família.” (Octavia Spencer, atriz vencedora do Oscar por “Histórias Cruzadas”)

Kobe era uma lenda na quadra e estava apenas começando o que teria sido tão significativo quanto um segundo ato. Perder Gianna é ainda mais doloroso para nós, como pais. Michelle e eu enviamos amor e orações a Vanessa e a toda a família Bryant em um dia impensável.” (Barack Obama, ex-presidente dos EUA)

“Simplesmente arrasada ao saber sobre #KobeBryant .💔 Um atleta extraordinário e um homem genuinamente gentil e maravilhoso. Enviando amor, orações e compaixão para sua família. Para toda a sua família da @NBA também.” (Reese Witherspoon, atriz e produtora da premiada série “Big Little Lies”)

Bryant teve um dia de sua vida documentada por Spike Lee em “Kobe Doin’ Work”.

Ele deixa sua esposa, Vanessa, e três filhas: Natalia, Bianca e Capri.

Saiba Mais: ,

Flávila Santos
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas