Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Morre Christopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien e editor da obra de seu pai

Autor foi um dos responsáveis por tornar a Terra-Média um lugar tão querido e acessível para os fãs.

Morre Christopher Tolkien, filho de J.R.R. Tolkien e editor da obra de seu pai>

Morreu nesta quinta-feira (16) aos 95 anos Christopher Tolkien, filho do lendário autor J.R.R. Tolkien. O mais novo de três irmãos, Christopher foi o responsável pela edição da maioria dos trabalhos de seu pai após este falecer, e administrava o Espólio de Tolkien até se retirar da função em 2017.

A notícia foi dada originalmente pela Tolkien Society via Twitter:

“Christopher Tolkien faleceu aos 95 anos de idade. A Tolkien Society envia suas mais profundas condolências a Baillie, Simon, Adam, Rachel e a toda a família Tolkien.”

Acadêmico tal qual seu pai, Christopher foi um dos responsáveis por tornar a Terra-Média um lugar tão querido e acessível ao público. São dele os mapas originais do continente publicados junto aos livros de “O Senhor dos Anéis“, que serviram de base para o trabalho cinematográfico de Peter Jackson em sua aclamada trilogia de filmes. Entre os livros editados por ele, o mais conhecido é “O Silmarillion“, coletânea de contos e poemas desenvolvendo a mitologia da Terra-Média nas eras anteriores a “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis“.

Ferrenho protetor da obra de seu pai, Christopher era contra adaptações da obra de seu pai, como a trilogia de Peter Jackson, mas não pôde impedi-la pois os direitos já haviam sido vendidos anteriormente. Após se retirar da administração do Espólio de Tolkien, o primeiro projeto para televisão ambientado na Terra-Média foi anunciado pela Amazon, com apoio do Espólio.

Christopher Tolkien deixa esposa Baillie e três filhos, Simon, Adam e Rachel.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas