Cinema com Rapadura

Notícias   sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Academia estuda fusão entre as categorias de Melhor Mixagem e Melhor Edição de Som para 2021

Proposta ainda está em discussão e decisão final não tem data para ser tomada.

Academia estuda fusão entre as categorias de Melhor Mixagem e Melhor Edição de Som para 2021>

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas deve realizar mudanças na premiação do Oscar a partir de 2021. Segundo informações do The Hollywood Reporter (via SlashFilm), estudos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de unir as categorias Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som em uma só, intitulada “Best Sound for a Motion Picture” (“Melhor Som para um Filme”, em tradução livre).

Toda polêmica teve início quando o THR teve acesso a um e-mail enviado pelos reguladores da categoria de som, Kevin Collier, Teri Dorman e Scott Millan, aos membros da Academia de som, informando que após uma investigação, descobriu-se que nos últimos anos estaria acontecendo uma sobreposição de candidatos e vencedores entre as duas categorias.

Os reguladores informaram que é uma discussão que está em andamento após um pedido feito há três anos e que foi refeito ano passado, sugerindo que examinassem as regras atuais, o que possivelmente poderia promover mudanças nas categorias. Eles enfatizam, no entanto, que ainda não há nenhuma decisão final sobre o assunto. Acompanhe abaixo o que foi dito:

“Nós somos, e sempre fomos, um ramo único claramente definido pelo que foi considerado disciplinas separadas, mas está se tornando mais evidente que as linhas que separavam nossas responsabilidades da trilha sonora geral de um filme estão ficando borradas… As pessoas no comitê consideram que as mudanças na maneira como trabalhamos e a fusão de funções por meio do uso da tecnologia digital justificam essa mudança com o objetivo final de manter o reconhecimento de ambas as disciplinas (até 2 editores de som supervisores, 1 mixador de som de produção e até 3 regravadores), mas combinando-os sob uma faixa de premiação, que é ‘Melhor Som para um Filme’. Todo mundo que fez parte da discussão até agora sente que essa mudança nos dará mais unidade como comunidade e nos fortalecerá como ramo.”

Os cálculos que justificam a sobreposição de obras nas duas categorias foram mensurados entre as premiações dos anos de 2006 a 2018, em um total de 13 edições. Em 100% das ocasiões, ao menos um mesmo filme foi indicado nas duas categorias. Em 62% das premiações, um mesmo filme levou às duas categorias. Em 46% das situações, o mesmo profissional foi indicado às duas categorias. E por fim, em 8% das festas, o mesmo profissional levou as duas estatuetas.

As duas categorias funcionam assim: os membros da Academia no ramo de som indicam os filmes que participarão da disputa pelas estatuetas, e todos os membros da Academia votam nos indicados para a escolha dos vencedores. O problema desse modelo é que muitos membros não são especialistas em som e ignoram as diferenças entre as categorias, votando nos mesmos candidatos nas duas. De forma simples, é possível dizer que a categoria de Melhor Edição de Som avalia os sons que estão em cada cena, enquanto a Mixagem avalia volume e a intensidade desses sons. Um artigo feito pelo Cinema com Rapadura, que você pode ler aqui, explica melhor as diferenças entre as categorias.

Saiba Mais:

João Lucas
@joaolucabr

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas