Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 21 de agosto de 2019

O Irlandês | Netflix negocia com redes de cinemas para exibir filme de Scorsese em circuito comercial

Novo longa do diretor deve chegar à Netflix ainda em 2019.

O Irlandês | Netflix negocia com redes de cinemas para exibir filme de Scorsese em circuito comercial>

Segundo o Collider, a Netflix negocia com algumas das maiores redes de cinema dos Estados Unidos para levar “The Irishman“, novo longa do diretor Martin  Scorsese e que tem Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci no elenco, às telas de cinema de todo o território do país.

O jornal The New York Times afirma que as negociações vêm a pedido do próprio Scorsese, e diferem do modelo até então seguido por serviços de streaming para o lançamento de seus filmes com potencial de premiação. Geralmente, as plataformas distribuem o filme para o mínimo de salas e pelo mínimo de tempo exigido para torná-los classificáveis para determinadas premiações, como o Oscar. Se as negociações forem bem sucedidas, o filme de Scorsese terá lançamento muito mais amplo do que o esperado.

A dificuldade, entretanto, reside no fato de que grande parte das redes de cinema dos EUA exigem uma janela mínima de exclusividade de 90 dias. Ou seja, os filmes lançados nos cinemas americanos só podem chegar a outras plataformas e formatos, como streaming ou blu-ray, três meses após chegarem às telonas. Na prática, isso faria com que um longa tão esperado quanto “O Irlandês” só possa ser assistido na Netflix três meses depois de seu lançamento nos cinemas.

Ainda segundo a fonte, a Netflix não quer aderir à regra dos 90 dias, enquanto as redes de cinema têm medo que uma eventual exceção gere demandas similares de outras grandes plataformas de streaming, como Amazon Prime Video, Apple TV+ e o vindouro Disney+. Dada o recente sucesso de filmes vindos destas plataformas nas grandes premiações, a preocupação dos cinemas faz bastante sentido.

“O Irlandês” é inspirado no livro de Charles Brandt, chamado “O Irlandês: Os Crimes de Frank Sheeran a Serviço da Máfia”. A obra relata a história real de Frank Sheeran, um assassino de aluguel que ficou famoso por trabalhar para a Máfia da Pensilvânia, além de estar envolvido no misterioso assassinato de seu amigo Jimmy Hoffa, um líder sindical dos Estados Unidos, cujo corpo nunca foi encontrado.

O elenco do longa conta ainda com Bobby Cannavale, Harvey Keitel, Kathrine Narducci, Jack Huston, Domenick Lombardozzi, Jeremy Luke, Joseph Russo e Anna Paquin. Scorsese dirige o roteiro de Steven Zaillian (“Êxodo: Deuses e Reis”), além de produzir.

O longa será lançado no Festival de Nova York, que acontece entre o final de setembro e meados de outubro, e, dependendo das negociações com as redes de cinema, pode chegar à Netflix ainda no segundo semestre de 2019.

Saiba Mais: , ,

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas