Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 07 de agosto de 2019

BAFTA apresenta novidades, mas manterá produções de serviços de streaming elegíveis para a premiação

A próxima edição terá ainda uma nova categoria que contemplará a direção de casting.

BAFTA apresenta novidades, mas manterá produções de serviços de streaming elegíveis para a premiação>

Segundo a Variety, a Academia Britânica de Cinema e Televisão já está preparando a edição 2020 de sua premiação, o BAFTA. Dentre as novas decisões dos organizadores está a de manter produções feitas por serviços de streaming, como Netflix e Amazon, elegíveis para competição, alimentando ainda mais a discussão com alguns expositores.

No início de 2019, as redes de exibição Vue e Cineworld deixaram clara sua insatisfação em relação às regras, que efetivamente permitem que os serviços de streaming enviem candidatos para os prêmios de cinema, principalmente após “Roma“, da Netflix, ter ganho em diversas categorias na última edição. A insatisfação foi tanta que Cineworld chegou a retirar seu apoio à premiação. As regras atuais exigem que os filmes sejam exibidos em pelo menos 10 telas no circuito comercial no Reino Unido pelo período mínimo de sete dias.

Emma Baehr, diretora de prêmios e associação do BAFTA, disse que, embora as regras não mudem, a Academia Britânica planeja aplicar um exame mais minucioso para garantir que os filmes tenham um lançamento adequado.

“Queremos ter certeza de que os participantes estejam alcançando o maior público possível. Isso significa, na prática, que analisaremos os padrões de lançamento. Queremos garantir que haja uma ampla divulgação geográfica. Queremos ter certeza de que os horários de cinema são sensatos. Não é do interesse ou benefício de alguém ter filmes sendo exibidos em cinemas vazios. Vamos incentivar as pessoas a compartilharem fotos das bilheterias. O comitê de filmes não vai tolerar um lançamento simbólico para se qualificar.”

Além disso, o BAFTA terá uma nova categoria, a Casting Award, que contemplará os diretores de casting nas modalidades cinema e televisão. Esta é a primeira vez que a premiação terá uma nova categoria desde 1999, e será distribuído na principal cerimônia do BAFTA. Lucy Bevan, diretora de casting de “Malévola“, celebrou a notícia:

O que percebemos foi que o de elenco é o único chefe de departamento a ser listado na abertura de títulos de filmes que não têm sua própria categoria, por isso acreditamos que agora é o momento certo para reconhecer esse ofício. Estou muito contente que um prêmio de casting seja lançado no Festival de Cinema e Televisão este ano. É uma grande honra para o nosso setor ser reconhecido pelo BAFTA, e estou ansiosa para ver muitos profissionais de elenco talentosos e merecedores receberem o prêmio nos próximos anos.”

Outras mudanças na próxima edição incluem uma janela maior de quatro semanas para filmes que não são produções inglesas. A categoria Música Original também será renomeada para Trilha Sonora Original, permitindo que aqueles que contribuíram com pelo menos 20% da composição para um filme sejam elegíveis.

“BAFTA é sobre o reconhecimento e recompensa excelência no ofício de cinema com a esperança de que ele irá inspirar gerações futuras para buscar essas habilidades com os mais altos padrões”, disse o compositor David Arnold, indicado ao BAFTA por “Quantum of Solace” e “Independence Day”.

A votação para membros do BAFTA abre no início de dezembro e termina no final do mês. As indicações são divulgadas em 7 de janeiro. A premiação acontece no dia 2 de fevereiro, uma semana antes do Oscar. A cerimônia retornará ao Royal Albert Hall, em Londres, pelo quarto ano seguido.

Saiba Mais:

Raphael Teodoro
@phael_ph

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas