Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 25 de julho de 2019

His Dark Materials | Produtores afirmam que série lidará com temas de controle, e não de religião

Adaptação para o cinema de 2007 sofreu críticas por um suposto ataque às religiões.

His Dark Materials | Produtores afirmam que série lidará com temas de controle, e não de religião>

De acordo com os produtores Jane Tranter (da série “Succession“) e Jack Thorne (roteirista de “Extraordinário“), “His Dark Materials“, da HBO, tratará mais de temas de controle e opressão do que de religião em si. O comentário leva em consideração que tanto a obra original, quanto a adaptação para o cinema foram criticadas por motivos similares anteriormente. A informação é do IndieWire.

A trilogia de livros a partir da qual a série será adaptada já havia sido criticada por um suposto ataque às religiões organizadas, e o mesmo aconteceu com o filme de 2007. Segundo Tranter, porém, este nunca foi o foco da narrativa original:

“A controvérsia religiosa que cercou o filme não era relevante para os livros em si. Uma das melhores coisas de ‘Fronteiras do Universo’ são as conversas sobre religião. Philip Pullman, nestes livros, não ataca a crença, não ataca a fé e não ataca a igreja em si, ele ataca o controle e a ideia de que o controle pode ser distorcido e usado para [oprimir pessoas]. A qualquer momento ele pode ser personificado por uma igreja ou organização autoritária, e em nossa série é personificado pelo Magisterium, que não é equivalente a qualquer igreja de nosso mundo.”

A série é uma adaptação da trilogia de livros “Fronteiras do Universo”, do escritor Philip Pullman. A trilogia é composta por três livros: “A Bússola de Ouro”, “A Faca Sutil” “A Luneta Âmbar”. O primeiro livro foi adaptado para o cinema em 2007.

Na história, duas crianças, Lyra Belacqua (Dafne Keen) e Will Parry (Amir Wilson), têm suas vidas conectadas durante suas aventuras por universos paralelos e uma guerra celestial envolvendo diversos mundos. A trama dos livros mistura ciência, teologia, mágica, feiticeiras, ursos-polares falantes e gobblers.

O elenco conta ainda com Ian Peck (“Robin Hood – A Origem“), Ruth Wilson (da série “The Affair”), James McAvoy (“X-men: Fênix Negra”), Anne-Marie Duff (“As Sufragistas”) e Lin-Manuel Miranda (“O Retorno de Mary Poppins”).

“His Dark Materials” está previsto para estrear ainda este ano, sem data oficial até o momento.

Saiba Mais: ,

Tiago Fiszbejn
@tfiszbejn

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas