13 Reasons Why | Cena de suicídio da primeira temporada é alterada pela Netflix
Cena foi severamente criticada por especialistas no assunto.
A Netflix anunciou, em seu Twitter oficial, a alteração da cena de suicídio do episódio final da primeira temporada de “13 Reasons Why“, que foi severamente criticada devido a sua romantização do suicídio. Veja a postagem abaixo:
“Nós ouvimos de muitos jovens que ’13 Reasons Why’ os encorajaram a iniciar conversas sobre questões difíceis como depressão e suicídio e obter ajuda – muitas vezes pela primeira vez. À medida que nos preparamos para a terceira temporada, ainda neste verão, estamos atentos ao debate em andamento em torno do programa. Assim, com o conselho de especialistas médicos, incluindo a Dra. Christine Moutier, diretora médica da Fundação Americana para Prevenção ao Suicídio, decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores por editar a cena em que Hannah tira a própria vida da primeira temporada.”
A cena original, com quase três minutos de duração, foi alterada dois anos após sua estreia e não está mais disponível na Netflix. A série mostrava a personagem de Katherine Langford, Hannah, avaliando sua vida no espelho antes de rasgar a sua bochecha e levar uma lâmina de barbear para o pulso esquerdo, perfurando a pele. Ainda era mostrado a personagem gritando de dor enquanto o sangue jorrava de um corte cada vez mais longo que se estendia até o cotovelo. Hannah era então vista ofegando enquanto sua respiração diminui e manchas de sangue invadem a banheira. Não muito tempo depois, a mãe de Hannah (Kate Walsh) descobre o corpo sem vida de sua filha na banheira cheia de sangue.
A nova cena, que foi atualizada no site da Netflix, mostra Hannah se olhando no espelho antes de cortar para a reação de seus pais ao suicídio. Não há mais nenhuma representação do personagem levando uma lâmina de barbear para seus pulsos e as conseqüências imediatas. A Netflix também irá monitorar e editar qualquer clipe pirateado que mostre a cena original, não editada.
A medida atraiu apoio de associações americanas de prevenção ao suicídio, já que estudos mostraram que o número de suicídios entre jovens americanos aumentou desde o lançamento do programa.
A série conta a história de Clay Jensen (Dylan Minnette), que após voltar da escola, recebe uma caixa de sapatos com treze fitas cassete dentro. A remetente e autora das gravações é Hannah Baker (Langford), sua paixão do colégio que acabou de se suicidar. Nas fitas, a adolescente conta todos os motivos que a fizeram tirar a própria vida, além de instruir Clay sobre como ele deverá compartilhá-las.
As duas primeiras temporadas de “13 Reasons Why” já estão disponíveis na Netflix e a terceira deverá chegar ainda este ano ao serviço de streaming.
Saiba Mais: 13 Reasons Why, Netflix