Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 03 de julho de 2019

Sid Ramin, compositor e arranjador vencedor do Oscar por Amor, Sublime Amor, morre aos 100 anos

Ramin também contribuía bastante para o cinema, Broadway e publicidade.

Sid Ramin, compositor e arranjador vencedor do Oscar por Amor, Sublime Amor, morre aos 100 anos>

O compositor e arranjador Sid Ramin, conhecido por ter ganho o Oscar de Melhor Trilha Sonora por “Amor, Sublime Amor”, faleceu aos 100 anos de idade em sua casa em Nova York, de causas naturais (via Variety).

Sid Ramin nasceu em 22 de janeiro de 1919, em Boston, filho de um publicitário que também tocava violino. Na juventude frequentou a Universidade de Boston, o conceituado New England Conservatory e a Columbia University. Foi enquanto servia no Exército durante a Segunda Guerra Mundial que ele começou a organizar e conduzir orquestras.

O compositor foi um colaborador de longa data do maestro Leonard Bernstein, que ao conhecer Sid Ramin na Broadway, insistiu que ele fosse orquestrador em “Amor, Sublime Amor”. Com a oportunidade Ramin ganhou o Oscar pelo filme, e um Grammy pelo álbum musical do longa.

Indo e vindo entre a Broadway e Hollywood, Ramin compôs o tema da sitcom “The Patty Duke Show” em 1963 temas de séries como “The Trials of O’Brien” de 1965, e “Too Many Thieves” em 1966. Em longas-metragens, compôs para o drama criminal de “Stiletto”, em 1969, e para o remake do clássico “O Milagre da Rua 34” para a TV, em 1973.

Ramin gravou cinco álbuns instrumentais para a gravadora RCA Victor nos anos 50 e 60, além de editar e produzir álbuns para inúmeros artistas, incluindo Barbra Streisand, Andy Williams, Robert Goulet, Ames Brothers e outros, além de trabalhar com jingles para publicidade nos anos 70. Em 1999, Sid Ramin recebeu o prêmio Irwin Kostal da Sociedade Americana de Arranjadores de Música e Compositores.

O arranjador e compositor deixa sua esposa Gloria, com quem foi casado por 70 anos, além do filho Ron, também compositor; e dois netos.

Saiba Mais:

Matheus Costa
@oiatheus

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas