Disney assume controle operacional total do serviço de streaming Hulu
O acordo foi fechado nesta terça-feira e deverá entrar em vigor imediatamente.
Após informações serem divulgadas anteriormente, a Walt Disney Company anunciou que adquiriu o total controle operacional do serviço de streaming Hulu. A empresa e a Comcast Company fecharam um acordo no qual a mesma entrega o comando do serviço, ao mesmo tempo em que concorda em vender sua participação no streaming para a Disney por pelo menos US$ 5,8 bilhões em cinco anos. O acordo foi fechado nesta terça-feira (14) e entrará em vigor imediatamente (via Collider).
Anteriormente, a Disney possuía uma participação de 30% no Hulu, sendo que a Fox detinha outros 30%, a Comcast, 30%, e a AT & T, 10%. Após a compra da Fox pela Disney, eles dobraram seu percentual para 60%. Como consequência, a AT & T vendeu de volta seus 10% para o Hulu. O Collider ainda especula que o Hulu seria a casa de diversos conteúdos adultos pertencentes a empresas da Disney e da Fox, que não teriam espaço no serviço de streaming familiar Disney+, que será lançado nos EUA em novembro deste ano. Até o momento, a Disney não deu mais detalhes de como irá operar o serviço.
O acordo ainda esclarece que a NBCUniversal, propriedade da Comcast, continuará licenciando conteúdo para o Hulu até o final de 2024, mas com o lançamento do serviço de streaming da NBCUniversal, a empresa tem o direito de realocar a programação previamente licenciada exclusivamente para o Hulu e disponibilizá-la para o seu serviço de forma não exclusiva por uma taxa de licença reduzida. Entretanto, em 2022, a empresa terá o direito de cancelar a maioria de seus acordos de licenciamento de conteúdo com o streaming adquirido, o que significa que, por exemplo, a série “Parks and Recreation” pode estar partindo para o próprio serviço de streaming da NBCUniversal.
A presidente da NBCUniversal, Linda Yaccarino, afirmou um dia antes da compra que “os programas que os telespectadores mais navegam estão voltando para casa”, sobre a co-relação ao próximo serviço de streaming da empresa, o que significaria que quando o licenciamento de programas e séries como “Friends” e “The Office” expirarem seus contratos de exibição da concorrência, a NBCUniversal provavelmente irá realocá-los com exclusividade em seu próprio serviço de streaming.