Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 08 de maio de 2019

Universal Pictures encerra parceria com Neal Moritz, produtor de Velozes e Furiosos, e o deixa de fora de futuros projetos da franquia

Moritz vem causando problemas há anos, e a amarga disputa legal sobre o spinoff "Hobbs & Shaw" foi a gota d'água.

Universal Pictures encerra parceria com Neal Moritz, produtor de Velozes e Furiosos, e o deixa de fora de futuros projetos da franquia>

 De acordo com The Hollywood Reporter, a Universal Pictures encerrou a parceria de aproximadamente duas décadas com o produtor Neal Moritz na franquia “Velozes e Furiosos”. Um membro do estúdio diz que eles têm “uma longa e tortuosa história” de batalhas legais com Moritz em todos os filmes da franquia, mas os problemas mais recentes que eles tiveram com ele em “Hobbs & Shaw” foram a gota d’água, chegando ao ponto de envolver o presidente da Universal, Jimmy Horowitz.

A Universal alega que Moritz não tem o direito de atuar como produtor em “Hobbs & Shaw” por se tratar de um spin-off . Esse direito só é cedido a ele em sequências e reboots. Já Moritz se defende dizendo que não só possui um acordo verbal com Horowitz – prática comum no estúdio – para produzir o derivado, como trabalhou no desenvolvimento e preparação do longa até a véspera do início das filmagens, quando foi banido. Além disso, ele garante que a ideia do enredo do filme partiu dele.

Outro ponto de discordância veio das tentativas da Universal de fechar um acordo de participação nos lucros que permitiria ao estúdio recuperar o valor gasto com produção e propaganda do filme antes de dar aos exibidores sua parte das bilheterias. Moritz supostamente dificultou o processo, deixando o estúdio cada vez mais frustrado.

O produtor tem com o estúdio o chamado acordo pay-or-play. Isso significa que ele deve ser compensado por filmes relacionados a “Velozes e Furiosos”, independentemente de os executivos desejarem ou não o envolvimento dele. A Universal estaria tão cansada de lidar com o realizador que se colocou a disposição de pagar qualquer quantia necessária apenas para mantê-lo longe e evitar dores de cabeça.

Sendo assim, Moritz não será creditado como produtor de “Hobbs & Shaw” – com estreia marcada para 1º de agosto no Brasil – nem de nenhum projeto futuro relativo à franquia.

Saiba Mais: , , ,

Flávila Santos
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas