Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 25 de março de 2019

Zack Snyder afirma que o roteiro original de Liga da Justiça nunca foi filmado

Durante a Snydercon, cineasta deu mais detalhes sobre o roteiro original de "Liga da Justiça", que seria bem mais sombrio, além de defender sua visão sobre "Batman vs Superman".

Zack Snyder afirma que o roteiro original de Liga da Justiça nunca foi filmado>

O diretor Zack Snyder recentemente afirmou que o roteiro originalmente escrito por ele e Chris Terrio para “Liga da Justiça” nunca foi filmado. A declaração ocorreu numa sessão de perguntas e respostas após a exibição do corte de diretor de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, no evento apelidado de Snydercon. Este evento exibe filmes da carreira do diretor, e em alguns casos, o corte original que ele tinha planejado.

Para entender a fala de Snyder, há de se fazer uma recapitulação de seu envolvimento com o Universo Extendido da DC (DCEU, na sigla em inglês). Em 2013, o cineasta lançou “Homem de Aço”, um reboot das aventuras solo do Superman. Foi neste momento que se deu o surgimento do DCEU, e o diretor era o principal nome responsável pelo andamento dos filmes dentro dele.

Apenas em 2016 foi lançado o segundo filme deste universo, “Batman vs Superman: A Origem da Justiça”, firmando a visão estética, e também sobre o enredo, do diretor. Porém, o longa foi um fracasso de crítica e arrecadou US$873.6 milhões ao redor do mundo – muito abaixo do esperado pela Warner, produtora dos filmes do DCEU, já que contava com os dois maiores nomes dos quadrinhos da empresa.

O lançamento ocorreu cerca de um mês antes do início das gravações de “Liga da Justiça”, e o estúdio começou a ficar preocupado com o longa sobre a equipe devido às críticas sofridas por “Batman vs Superman”. A agenda para iniciar as filmagens não foi alterada, mas o roteiro, que já estava pronto, foi reescrito. Quase um ano depois, em maio de 2017, Snyder se afastou da produção por motivos pessoais, mas rumores afirmaram ser algo além disto. A Warner então trouxe Joss Whedon (“Os Vingadores”) para supervisionar a conclusão do longa. Em novembro daquele ano ocorreu o lançamento, que teve repercussão mediana tanto entre os críticos, quanto na bilheteria.

Atualmente, o estúdio parece ignorar os eventos do longa, com Ben Affleck fora do papel de Batman, o Flash de Ezra Miller em certo risco de não existir mais, e com Mulher-Maravilha e Aquaman seguindo seus próprios rumos. Agora Snyder revelou que o roteiro original, aquele antes de ser reescrito após a estreia de “Batman vs Superman”, nunca chegou a ser filmado. Veja uma transcrição de sua declaração:

“Quando este filme saiu [‘Batman vs Superman’], entenda que eu e o Chris Terrio já havíamos terminado o roteiro de ‘Liga da Justiça’. Algumas pessoas não gostaram do filme. Uma minoria que fez muito barulho. Então eles falaram ‘tem muita coisa que nós não queremos que você faça’, então nós reescrevemos o roteiro de ‘Liga da Justiça’.

Então nós nem gravamos o roteiro original de ‘Liga da Justiça”. A versão bem sombria. Porque nós estávamos nervosos após as reações [de ‘Batman vs Superman’].”

A seguir, o diretor revelou quais eram seus planos para este roteiro original. Veja a transcrição de sua fala abaixo:

“A verdade é que a sequência do ‘Pesadelo’ do Batman é algo que eu sempre quis explicar. Nós terminaríamos em uma Terra em que o Superman teria sucumbido à equação anti-vida [arma que Darkseid usa para controlar a mente de seus inimigos] e há poucos sobreviventes da Liga da Justiça.

Um Ciborgue quebrado estaria trabalhando com o Batman para enviar o Flash para o passado e alertar Bruce Wayne. Tem uma cena no trailer, que aparentemente não foi incluída na versão final, que Bruce fala que o Flash veio até ele e o avisou que ‘Lois [Lane] era a chave’ e que algo sombrio estava por vir.”

“Eles trabalharam numa fórmula complexa (e sem sentido) de viagem no tempo. Mas a Terra tem que estar na posição certa para o Flash ‘pular’, se não ele irá voltar no tempo, mas estará no espaço ao invés de no planeta. 

E o Ciborgue pergunta para Batman entre quais das duas janelas ele gostaria que o Flash ‘pulasse’. Batman o responde “Qual delas você o enviaria se você não tivesse me perguntado?”, Ciborgue indica a janela, e Batman fala para ele fazer o contrário. Darkseid a princípio deveria usar os tubos de explosão na Batcaverna e matar Lois Lane.”

Um vídeo de Snyder explicando melhor os planos, onde é possível ver a reação da plateia quando ele revela que Lois Lane seria morta também foi divulgado. Veja abaixo (sem legendas):

O diretor, porém, não revelou quais seriam seus planos para o Superman no roteiro original. Vale lembrar que recentemente o cineasta Kevin Smith disse ter informações de uma fonte secreta que “Batman vs Superman” e “Liga da Justiça” formariam uma trilogia. No terceiro filme, o grupo iria para o espaço e no último haveria o ‘confronto final’ contra Darkseid. Porém, nenhuma destas informações foi confirmada pela Warner Bros. ou por Snyder, devendo então ser tratada apenas como rumor.

Outro vídeo que circulou na internet durante a Snydercon foi o comentário que Snyder fez sobre as críticas dos fãs ao fato de que o Batman não mata, algo que foi mudado em “Batman vs Superman” e visto por muitos como um erro de representação do personagem. Para isso, o cineasta afirmou “acordem, p****. ‘Meu super-herói não faria isso?’ É um bom ponto de vista, pensar que seus heróis ainda são inocentes, mas você está vivendo no mundo do sonhos”. Veja o vídeo completo abaixo:

Saiba Mais: ,

Amanda Gongra
@a_gongra

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas