Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Dick Miller, ator de Gremlins e O Exterminador do Futuro, morre aos 90 anos

Miller era querido por grandes diretores do cinema.

Dick Miller, ator de Gremlins e O Exterminador do Futuro, morre aos 90 anos>

O ator Dick Miller, famoso por diversos papéis na década de 1980, entre eles Murray Futterman de “Gremlins” (1984), morreu ontem aos 90 anos de idade (via Variety).

Miller teve uma carreira de mais de 60 anos, com centenas de aparições no cinema e na televisão. Começando nos anos 1950, ele trabalhou com o diretor e produtor Roger Corman no clássico cult “Um Balde de Sangue” (1959), interpretando Walter Paisley, personagem que Miller reprisaria ainda muitas vezes. Depois disso, ele conseguiu papéis em “O Exterminador do Futuro” (1984), na série “Fama” (1984-1987) e em “Meus Vizinhos são um Terror” (1989).

O ator teve uma série de parcerias com diretores de alto calibre em Hollywood, tais como James Cameron, Ernest Dickerson, Martin Scorsese, John Sayles e, talvez mais notavelmente, Joe Dante, que usou Miller em quase todos os projetos que fez. Em “Piranha” (1978), um dos primeiros filmes de Dante, Miller interpretou Buck Gardner, um pequeno agente imobiliário que abre um resort em Lost River, Califórnia, quando um cardume de piranhas geneticamente modificadas é solto acidentalmente nos rios que cercam o paraíso de férias. Depois, o ator foi um chefe de polícia em “Rock ‘n’ Roll High School” (1979), antes de reprisar o papel de Walter Paisley como o dono ocultista de uma livraria no filme “Grito de Horror” (1981).

Outras aparições importantes foram no favorito cult “A Noite dos Arrepios” (1986), onde interpretou um oficial de munições da polícia chamado Walt e dividiu a tela com Tom Atkins – ele provê Atkins com o poder de fogo necessário durante uma invasão de vermes-zumbis alienígenas – e como o dono de uma loja de penhores em “O Exterminador do Futuro”; no mesmo ano ele estrelou outro filme de Dante, “Gremlins”Recentemente, Miller reprisou uma última vez o papel de Walter Paisley como um rabino no ainda inédito filme de Eben McGarr “Hanukkah”.

No Twitter, Joe Dante chamou Miller de um de seus colaboradores mais estimados”, e disse que cresceu vendo os filmes do ator dos anos 1950, inclusive no primeiro filme de Roger Corman que viu.

“Nós nos demos muito bem, e em todo roteiro desde então eu eu sempre procurava um papel para Dick [Miller] – não porque ele era meu amigo, mas porque eu adorava vê-lo atuar! Mas ele deixa para trás mais de 100 performances, uma biografia e um documentário – nada mal para um cara que dificilmente queria um papel principal.”

O diretor Edgar Wright (Em Ritmo de Fuga”) também prestou sua homenagem, chamando Miller de o rei dos personagens excêntricos”.

“Descanse em paz Dick Miller, com certeza o rei dos personagens excêntricos. Um rosto amigável e engraçado em ‘Gremlins’ (1 e 2), ‘Piranha’, ‘A Loja dos Horrores’ original, ‘O Emissário de Outro Mundo’, ‘Depois de Horas’ e o meu favorito pessoal, Walter Paisley em ‘Um Balde de Sangue’. Qualquer papel dele era nirvana de filme cult.”

O ator deixa a sua esposa Lainie, sua filha Barbara e sua neta Autumn.

Saiba Mais: , ,

Richard Molina
@richiemmolina

Compartilhe


Notícias Relacionadas