Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Após dois anos de aumento, mulheres recebem apenas 25% das nomeações de bastidores do Oscar 2019

O dado representa um aumento, também de 25%, em relação aos últimos dois anos.

Após dois anos de aumento, mulheres recebem apenas 25% das nomeações de bastidores do Oscar 2019>

A quantidade de profissionais mulheres indicadas às categorias de bastidores do Oscar este ano aumentou mais uma vez. Somando tudo, dos 211 profissionais que receberam indicações hoje de manhã, 53 são mulheres (25%). Isso representa um aumento de 25% em relação a dois anos atrás, quando apenas 20% dos indicados nessas categorias eram mulheres. No ano passado, elas eram 23%. As informações são do Deadline.

Entretanto, 2019 não trouxe indicações a nenhuma mulher nas categorias Melhor Direção, Fotografia, Edição, Trilha Sonora ou Efeitos Visuais. E apenas duas roteiristas foram indicadas entre os 20 nomes contemplados  – Nicole Holofcener, por “Poderia Me Perdoar?”, e Deborah Davis, por “A Favorita”. Na corrida por Melhor Filme, cinco dos 25 produtores indicados são mulheres, e por Melhor Animação, apenas uma produtora foi indicada numa lista de 17 nomes.

A organização Women In Film emitiu uma declaração ao Deadline sobre os anúncios:

“A Women In Film celebra todas as mulheres cujo trabalho formidável na frente e atrás das câmeras é reconhecido pela Academia. Contudo, as indicações de hoje ao Oscar também reiteram que ainda temos trabalho real a fazer para atingir paridade para mulheres na indústria – em particular para as diretoras, cujo trabalho extraordinário este ano foi completamente negligenciado pelas premiações.”

A última e única diretora a ser premiada no Oscar foi Kathryn Bigelow, por “Guerra ao Terror”, em 2009. 

A organização, no entanto, também enfatizou as boas notícias. Mulheres com certeza sairão da cerimônia carregando as estatuetas por Melhor Documentário, Figurino e Maquiagem/Cabelo. Nove dos 14 produtores indicados por documentários são mulheres, e há pelo menos uma envolvida em cada um dos cinco filmes. As cinco figurinistas indicadas são mulheres, e cinco dos oito indicados por Cabelo e Maquiagem, também, com ao menos uma profissional em cada filme concorrente.

Quatro dos 16 indicados a Melhor Canção Original são mulheres. Elas também são metade dos 10 designers de produção indicados, com quatro dos cinco filmes indicados nessa categoria contendo mulheres envolvidas. Há duas profissionais indicadas por Mixagem de Som entre 17 no total, e três entre 10 por Edição de Som. Nos curtas, foram cinco mulheres indicadas entre 10 na categoria Live-Action, cinco entre nove na categoria Animação e duas entre nove na categoria Curta Documental.

A cerimônia de entrega dos Oscars será realizada no dia 24 de fevereiro de 2019. Você pode acessar a lista completa dos filmes e profissionais indicados na premiação clicando aqui.

Saiba Mais: , ,

Richard Molina
@richiemmolina

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas