Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 08 de janeiro de 2019

Horror Noire: A History of Black Horror | Jordan Peele é entrevistado sobre trajetória dos negros em filmes de terror em documentário

O longa conta com outros grandes nomes do cinema negro de terror e será lançado em streaming.

Horror Noire: A History of Black Horror | Jordan Peele é entrevistado sobre trajetória dos negros em filmes de terror em documentário>

A Entertainment Weekly lançou o trailer do documentário “Horror Noire: A History of Black Horror” (“Uma História do Terror Negro”, em tradução livre). O longa propõe um olhar crítico sobre 100 anos de filmes de gênero que, por vezes, utilizaram, caricaturaram, exploraram, marginalizaram e abraçaram tanto cineastas quanto o público negro. Para tanto, contém entrevistas com notáveis da indústria, como o diretor e roteirista Jordan Peele (“Corra!”) e o ator Tony Todd (“O Mistério de Candyman”). Assista acima (sem legendas) e veja o pôster da obra abaixo:

O filme é baseado em um livro de mesmo nome de Robin R. Means Coleman, que também é produtor executivo do filme. Ele falou sobre o lançamento:

“O gênero de terror é uma pedagogia ousada e inflexível. É como um programa de estudos sobre o nosso mundo social, político e racial. O filme de terror é fascinante, se por nenhuma outra razão, por orgulhosamente se aconchegar próximo ao tabu, enquanto confunde nossa percepção de bem e mal, monstruoso e divino, sagrado e profano. Ele é uma das mais intrépidas formas de entretenimento no seu escrutínio da nossa humanidade e nossas fraquezas. É minha esperança sincera que ‘Horror Noire’ acenda ardentes debates, produzindo explorações mais exigentes e com mais nuances sobre o poder do terror.”

Outro produtor executivo, o escritor e educador Tananarive Due, contou como foi o princípio da ideia para o longa:

“Depois que vi o vencedor do Oscar ‘Corra!’ de Jordan Peele, eu criei uma aula na UCLA [Universidade da Califórnia, em Los Angeles] sobre o terror negro chamada ‘O Lugar Submerso’. O texto que recomendei foi o livro do Dr. Robin R. Means Coleman ‘Horror Noire: Blacks in American Horror Films from the 1890’s to the Present’ [‘Negros em Filmes de Terror Americanos de 1890 até hoje’, em tradução livre]. Fiquei emocionado de ajudar a trazer essa história à vida nas telas. ‘Horror Noire’ é sobre a história dos filmes de terror negros, mas também é um testamento para o poder da representação e como o terror é um meio tão visceral para para combater o trauma racial – nossa real dor e medo, mas de uma distância segura – enquanto nos fortalecemos.”

Quem também comenta brevemente sobre o filme é a produtora e co-roteirista Ashlee Blackwell, que também é fundadora do site sobre “Graveyard Shift Sisters”, dedicado ao tópico das mulheres negras em filmes de terror:

“Há mensagens de humanidade e sobrevivência que roteiristas e atores negros vêm expressando no terror desde o início do gênero. Tem sido uma jornada emocionante trabalhar em equipe para trazer essa história, antes escondida, à vida, para fora das sombras.”

Outras entrevistas presentes no filme incluem os diretores Ernest Dickerson (“Bones – O Anjo das Trevas”), Rusty Cundieff (“Tales from the Hood”) e Tina Mabry (“Mississipi Damned”), além dos atores Paula Jai Parker (“Tales from the Hood”) e Ken Foree (“Madrugada dos Mortos”). O longa é dirigido por Xavier Burgin, que faz sua estreia.

“Horror Noire: A History of Black Horror” será lançado no serviço de streaming exclusivo de terror e suspense Shudder, no dia 7 de fevereiro. Antes disso haverá exibições especiais do filme no mesmo mês, em Nova York e Los Angeles.

Saiba Mais: , ,

Richard Molina
@richiemmolina

Compartilhe


Notícias Relacionadas