Na #CCXP18, Chris Columbus fala sobre seu receio em dirigir o primeiro filme da franquia Harry Potter
Diretor ainda falou de “Os Goonies” e sobre a experiência de dirigir crianças.
Nesta quinta-feira (06), a CCXP 2018 sediou um painel para homenagear o diretor Chris Columbus (“Esqueceram de Mim”, “Harry Potter e a Pedra Filosofal”). Na oportunidade, o diretor contou passagens da sua carreira como cineasta, inclusive da ocasião em que conheceu a autora J.K. Rowling, antes de dirigir o primeiro filme da franquia bruxa – ele também dirigiu o segundo filme da série. Segundo ele, o nervosismo era frequente:
“Quando eu inicialmente consegui o trabalho para dirigir ‘Harry Potter’, tinha uma última coisa que eu precisava fazer, que era viajar para a Escócia e conhecer a J.K. Rowling. Eu estava assustado e nervoso, porque achei que eu poderia estragar tudo ao conhecê-la, se eu não conseguisse impressioná-la. Nós nos conhecemos na Escócia e ela foi incrivelmente doce, simpática e tinha um ótimo humor. Eu fiquei duas horas falando sobre a minha visão para o filme, e no fim ela disse ‘Eu imagino o filme exatamente desta forma’. A partir daí, eu sabia que eu seria protegido, porque eu obviamente estava muito nervoso e com medo. Os olhos do mundo estavam em mim, eu sabia que se eu estragasse ‘Harry Potter’, eu teria que me isolar do mundo e me esconder na Rússia.”
Uma das marcas da carreira de Columbus foi sua direção com crianças e atores mirins. Ele presenciou algumas vantagens de trabalhar com elas e comentou essa experiência no painel:
“A melhor coisa é que elas conseguem entregar uma performance muito realista e natural, porque elas não foram afetadas por Hollywood. Você captura, como o Macaulay Culkin [‘Esqueceram de Mim’], algo que é completamente honesto e real. Eles nem sabem que estão atuando.”
O diretor ainda falou de “Os Goonies” (1985), cujo roteiro escreveu, e do amor tardio que sentiu pelo filme, anos após o seu lançamento:
“Eu me fiz reassistir e eu me apaixonei, foi engraçado. Me comoveu, até na minha idade. E me parece ser uma parte maior do meu legado.”
Columbus fez parte de uma geração de cineastas nos anos 80 que produziu muitos filmes consagrados e lembrados até hoje. Segundo ele, um grupo muito específico de diretores se uniu, como ele e Steven Spielberg (“E.T. – O Extraterrestre”), e que não seria possível repetir a década. Ainda assim, ele acredita que há muita coisa boa no cinema de hoje.
Atualmente, Chris Columbus está envolvido na adaptação do jogo “Five Nights at Freddy’s”, até o momento sem detalhes relacionados à trama do filme ou ao seu elenco. A produção segue sem data prevista para lançamento.
Saiba Mais: CCXP 2018, Chris Columbus