O Senhor dos Anéis | Viggo Mortensen dá conselhos para quem interpretar Aragorn na série da Amazon
O ator também falou sobre sua experiência com a trilogia de Peter Jackson.
Com a possibilidade de a série da Amazon Studios de “O Senhor dos Anéis” ter como foco a juventude do personagem Aragorn, é natural que os fãs busquem como referência os intérpretes anteriores do papel. Em entrevista ao Collider, Viggo Mortensen (“Capitão Fantástico“), que interpretou o herói na trilogia cinematográfica de Peter Jackson (“O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos“), deu algumas dicas para quem for viver o personagem na nova série. Segundo ele, o importante é se manter fiel ao material original.
“Não leia apenas o livro, sabe, minuciosamente, o livro gigante de ‘O Senhor dos Anéis’, mas também algumas sagas nórdicas. Você vai receber algumas pistas de onde Tolkien tirou suas ideias. Como ‘Sigurd o Matador de Dragão’ e ‘A Saga dos Volsungos’. Leia isso.”
Mortensen também recomendou assistir a filmes do diretor japonês Akira Kurosawa (do clássico “Os Sete Samurais“). Além disso, o ator falou sobre como foi substituir de última hora Stuart Townsend (“A Teoria do Caos“) no papel – ainda mais ele, que costuma se preparar extensamente para seus filmes.
“‘O Senhor dos Anéis’ foi um caso onde eu substituí um ator e eles já estavam filmando – não só filmando, mas já haviam ensaiado por meses e aprendido todas as habilidades para um filme desses – linguagem, inventar a língua élfica, esgrima, andar a cavalo, tudo isso. E eu estava um pouco assustado pois disse sim e estava em um avião, numa viagem de 13 horas, e estava olhando pra esse livro, que eu nunca tinha lido. Mas eu comecei a dar uma olhada e pensei ‘Bom, há alguma coisa’. Tem sempre algo que você pode se basear. Eu li, ou leram pra mim quando eu era criança, histórias sobre Vikings e sagas nórdicas, então eu estava um pouco familiarizado, mas mesmo assim – felizmente quando eu comecei a filmar eram mais coisas físicas, não diálogo. Tipo lutas de espadas, então eu pude me acostumar um pouco antes de começar a falar. Não é o ideal, mas parecia – meu filho gostava muito que eu estivesse fazendo, e ele tinha 11 na época, e isso me ajudou a dizer ‘sim’. E obviamente eu fico feliz em ter aceitado. Isso me abriu muitas portas, e nós nos divertimos muito com esses três filmes. Mas não é o ideal. Algumas vezes eu já disse não pois eu não saberia fazer justiça ao papel.”
Na obra original de J.R.R. Tolkien, Aragorn é um patrulheiro de terras selvagens que esconde uma linhagem de glória e nobreza. Durante a jornada para garantir a entrada dos hobbits Frodo e Sam na terra de Mordor para destruir o Um Anel, o personagem, herdeiro dos tronos de Arnor e Gondor, precisa aceitar seu destino enquanto guerreiro e rei capaz de unir os povos da Terra Média.
O roteiro da série baseada em “O Senhor dos Anéis”, fica com a dupla John D. Payne e Patrick McKay (ambos de “Star Trek: Sem Fronteiras“). Peter Jackson não irá participar do desenvolvimento do projeto.
Ainda não foram revelados mais detalhes sobre a trama ou o elenco da série.
Saiba Mais: O Senhor dos Anéis, Viggo Mortensen