Co-fundador da Pixar e presidente da Disney Animation, Ed Catmull anuncia aposentadoria
Produtor ajudou a revolucionar a indústria das animações.
Segundo informações do The Hollywood Reporter, Ed Catmull, presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios, deixará os cargos atuais no fim deste ano, permanecendo somente como conselheiro até julho de 2019, quando irá se aposentar formalmente.
Ed Catmull foi co-fundador da Pixar junto com Steve Jobs e John Lasseter, revolucionando a indústria de animação. Ao longo da carreira de cinco décadas, esteve envolvido com vários filmes de sucesso, como “Toy Story“, “Os Incríveis” e “Frozen: Uma Aventura Congelante“. Em comunicado, Catmull comentou sobre a aposentadoria:
“Tenho sentimentos conflitantes ao deixar um grupo de pessoas que amo, mas é com orgulho e satisfação de saber que tanto a Pixar quanto a Disney Animation tem os líderes mais criativos e dedicados com quem já trabalhei.“
Catmull, que obteve um doutorado em Tecnologia de Computadores pela Universidade de Utah, foi contratado por George Lucas em 1979 para liderar a divisão de computadores da Lucasfilm. Em 1986, fundou a Pixar com Jobs e Lasseter. Quando a Disney, que lançava os filmes da Pixar, adquiriu o estúdio por US$ 7,4 bilhões em 2006, Catmull foi nomeado presidente da Walt Disney Animation Studios e da Pixar Animation Studios, supervisionando o lado comercial das operações.
A Disney, até o momento, não nomeou um sucessor para Catmull. Tanto a Pixar quanto a Walt Disney Animation continuarão a ser lideradas criativamente e pelos diretores-criativos Pete Docter e Jennifer Lee, respectivamente, reportando a Alan Horn, presidente da Walt Disney Studios.
Saiba Mais: Disney, Ed Catmull, Pixar