Ator Peter Donat morre aos 90 anos de idade
Ator era conhecido por seus papéis em "Arquivo X" e "O Poderoso Chefão 2".
Peter Donat, que interpretou o pai do agente Fox Mulder em “Arquivo X”, faleceu no último sábado (15/09), em sua casa nos Estados Unidos, segundo o THR. O ator sofreu complicações devido a diabetes, disse sua esposa, Maria, ao The New York Times. David Duchovny (“Californication”), que interpretava o agente Mulder, prestou suas homenagens ao ator:
“Peter era alguém digno como artista e parecia vir da geração que levava a Arte a sério mas não tão a sério. Foi uma honra conhecer e trabalhar com ele”.
Nascido no Canadá, Donat estudou na Yale School of Drama e apareceu pela primeira vez na televisão em 1953. Quatro anos depois, fez sua estreia na Broadway, com “The First Gentleman”, que lhe rendeu um prêmio no Theater World Award.
O ator se inspirou a seguir nessa carreira devido ao seu tio, Robert Donat (“A Morada da Sexta Felicidade”), renomado mundialmente por suas atuações em “39 Degraus”, de Alfred Hitchcock (“Psicose”) e “Adeus, Mr. Chips”, que lhe rendeu um Oscar. Ele também foi ex-marido da atriz Michael Learned (da série “The Waltons“).
Peter Donat chegou a ser considerado para interpretar Tom Hagen em “O Poderoso Chefão”, mas acabou sendo escalado como Questadt no segundo filme da franquia. Ele atuou também em “A Guerra dos Roses”, “Vidas em Jogo”, e fez diversas participações na televisão, sendo a mais conhecida em “Arquivo X”.
Saiba Mais: Arquivo X, Peter Donat