Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Festival de Veneza 2018 | Roma, novo filme de Alfonso Cuarón, é o grande vencedor da premiação

"The Favourite" e "The Nightingale" foram outros destaques da premiação.

Festival de Veneza 2018 | Roma, novo filme de Alfonso Cuarón, é o grande vencedor da premiação>

A 75ª edição do tradicional Festival de Veneza chegou ao fim no último sábado (8), tendo como grande destaque a premiação de “Roma“, o mais novo filme do cineasta mexicano Alfonso Cuarón (“Gravidade“). O filme recebeu o disputado Leão de Ouro, o prêmio mais importante do Festival.

Produzido pela Participant Media e distribuído pela Netflix, “Roma” é o trabalho mais pessoal de toda a carreira de Cuarón, que se inspirou em suas memórias sobre crescer na Cidade do México nos anos 1970 para desenvolver a história do longa. O diretor afirmou que “Esse prêmio e esse festival são incrivelmente importantes” para ele, e aproveitou a oportunidade para agradecer à todos os membros da equipe que trabalhou no filme, especialmente às atrizes Marina De Tavira, Yalitza Aparicio e Nancy Garcia “por sua coragem, generosidade e imenso respeito ao retratarem as mulheres” que o criaram.

“Roma” era um dos 21 filmes na disputa pelo cobiçado Leão de Ouro, sagrando-se vencedor ao conquistar um júri comandado pelo cineasta Guillermo del Toro (“A Forma da Água“), grande amigo de Cuarón. Especulações acerca de que a amizade de longa data poderia, de algum modo, ter influenciado o resultado da premiação logo foram colocadas de lado, com o próprio del Toro afirmando que ele “tinha um voto, assim como todos os outros [jurados]”, e que a decisão foi unânime.

O filme “The Favourite”, do diretor Yorgos Lanthimos (“O Sacrifício do Cervo Sagrado“), foi outro destaque da premiação, faturando o Grande Prêmio do Júri, o segundo mais importante do Festival. A atriz Olivia Colman (“Assassinato no Expresso do Oriente“) também foi premiada por seu trabalho no filme, recebendo o prêmio de Melhor Atriz.

Outro longa que conquistou dois prêmios foi “The Nightingale”, da diretora Jennifer Kent (“O Babadook“). O único filme dirigido por uma mulher dentre os que competiam no Festival ficou com o Prêmio Especial do Júri e o Prêmio Marcello Mastroianni Para Jovens Intérpretes, pela atuação de Baykali Ganambarr.

Por sua vez, o prêmio de Melhor Ator ficou com Willem Dafoe (“Projeto Flórida“) por sua interpretação como o renomado pintor Vincent van Gogh no filme “At Eternity’s Gate”, ao passo em que os Irmãos Coen (“Ave, César!“) levaram o prêmio de Melhor Roteiro por “The Ballad of Buster Scruggs”.

Veja abaixo a lista completa de vencedores na categoria In Competition, a principal da premiação:

Leão de Ouro: “Roma”, de Alfonso Cuarón.

Grande Prêmio do Júri: “The Favourite”, de Yorgos Lanthimos.

Leão de Prata de Melhor Diretor: Jacques Audiard, por “The Sisters Brothers”.

Taça Volpi de Melhor Atriz: Olivia Colman, por “The Favourite”.

Taça Volpi de Melhor Ator: Willem Dafoe, por “At Eternity’s Gate”.

Melhor Roteiro: Joel e Ethan Coen, por “The Ballad of Buster Scruggs”.

Prêmio Especial do Júri: “The Nightingale”, de Jennifer Kent.

Prêmio Marcello Mastroianni Para Jovens Intérpretes: Baykali Ganambarr, por “The Nightingale”.

Saiba Mais: , , , , , , ,

João Antônio
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas