Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Festival de Veneza | Guillermo Del Toro defende a igualdade de gênero no festival

O Festival de Veneza ocorrerá de 29 de agosto a 8 de setembro de 2018.

Festival de Veneza | Guillermo Del Toro defende a igualdade de gênero no festival>

Nesta quarta-feira (29), o cineasta Guillermo Del Toro (“A Forma da Água”) falou, durante a coletiva de imprensa de abertura do Festival de Veneza, sobre a igualdade de gênero no cinema. Ele apelou para que a organização do evento aumente o número de filmes dirigidos por mulheres na seleção dos próximos anos. O festival, pelo segundo ano consecutivo em sua seleção principal, tem apenas um filme dirigido por mulher,“The Nightingale”, de Jennifer Kent (via The Hollywood Reporter). Del Toro afirmou:

“Acho que o objetivo tem que ser alcançar 50%/50% até 2020. Se isso acontecer até 2019, é ainda melhor. Temos um problema real agora. É um problema na nossa cultura de um modo geral. Muitas das vozes que precisam ser ouvidas tem que ser ouvidas. Não é uma questão de estabelecer uma cota; é uma questão desta época, exatamente esse tipo de conversa precisa acontecer para chamar a atenção e tornar o fato conhecido. Acredito que é necessário, porque durante muitas décadas, senão séculos, não se chamou a atenção para isso.”

Del Toro é presidente do júri da 75ª edição do Festival de Veneza e durante a coletiva, estava acompanhado de Christoph Waltz (“Pequena Grande Vida”), Naomi Watts (“O Castelo de Vidro”), Sylvia Chang (“As Montanhas Se Separam”), Trine Dyrholm (“Os Invasores”), Nicole Garcia, Paolo Genovese (“Perfeitos Desconhecidos”), Malgorzata Szumowska (“Body”) e Taika Waititi (“Thor: Ragnarok”), que também compõem o júri.

O diretor artístico do festival, Alberto Barbera, não comentou sobre o assunto durante a coletiva. Já o presidente da organização responsável pelo evento, Paolo Baratta, admitiu que a desigualdade de gênero é um problema não só nos festivais, mas em todas as áreas artísticas. Ele ressaltou também que, em média, as inscrições de mulheres representam apenas 21% do total e completou dizendo que espera “que outros festivais revelem seus dados sobre essa questão, para que tenhamos referências para analisar a situação com mais objetividade”.

O Festival de Veneza ocorrerá de 29 de agosto a 8 de setembro de 2018.

Saiba Mais: ,

Wladya Vasconcelos
@WladyaV

Compartilhe


Notícias Relacionadas