Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Pantera Negra | Marvel pretende inscrever o longa para concorrer ao Oscar de Melhor Filme

Mesmo com a categoria do Oscar de Melhor Filme Popular, anunciada recentemente, estúdio almeja o maior prêmio da cerimônia.

Pantera Negra | Marvel pretende inscrever o longa para concorrer ao Oscar de Melhor Filme>

De acordo com o L.A. Times, a Marvel tem planos de indicar “Pantera Negra” para concorrer ao Oscar de Melhor Filme. O compromisso com a indicação do longa à maior premiação do Cinema fez com que a Disney contratasse a veterana estrategista do Oscar Cynthia Swartz para orquestrar a campanha em favor do filme. Além disso, o Presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, teria liberado um grande orçamento para o marketing do longa durante a temporada de premiações, algo inédito para o estúdio.

Feige comentou com o portal sobre a possível indicação do filme ao Oscar:

“Eu gostaria de ver o reconhecimento do trabalho duro, esforço, visão e crenças do talentoso cineasta Ryan Coogler, que sentou à mesa conosco há alguns anos atrás e disse, ‘Eu tenho lutado contra algumas questões do meu passado e minha herança e eu acho que gostaria muito de contar uma história por meio do filme [‘Pantera Negra’].’ E foi isso que ele fez de forma tão inacreditavelmente bem e com tanto impacto…ver isso sendo potencialmente reconhecido é o que mais me anima.”

Diversos consultores do Oscar comentaram sobre estratégias que o longa poderia ter para garantir a indicação à estatueta de Melhor Filme. No entanto, para evitar possíveis conflitos com outros clientes, os consultores requereram o anonimato de seus comentários. Leia abaixo algumas de suas ideias:

“Você tem que lembrar aos votantes que este não é apenas um filme, é um fenômeno. A profundidade do impacto, o que significou para as pessoas e o que ele representa – se os membros da Academia não entenderam isso na época, eles precisam entender isso agora, afirmou um dos consultores.

“Os membros da Academia querem premiar bons filmes e também obras que dizem algo significativo e deixem a indústria bem na fita. ‘Pantera Negra’ cumpre todos esses requisitos”, relatou outro consultor.

Apelar para o fato de que “Pantera Negra” contou uma história catártica tanto para a plateia quanto para o diretor também pode ganhar pontos para a campanha do filme rumo ao Oscar. Outra estratégia que poderia favorecer o longa é apostar nas indicações para categorias periféricas, o que poderia alavancar seu nome para a indicação de Melhor Filme.

Há dez anos, essa foi a estratégia de “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. O filme foi indicado a oito Oscars, dos quais conquistou cinco, incluindo o Oscar póstumo ao ator Heath Ledger na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Em 2017, “Mulher Maravilha” também apostou na questão da representatividade para concorrer à premiação em um momento em que o assunto estava em voga em Hollywood pelos movimentos #MeToo e #TimesUp. No entanto, não obteve sucesso, tendo sido esquecido pela Academia.

A Marvel declarou ainda que a decisão de lançar a nomeação de “Pantera Negra” dentre os indicados ao Oscar de Melhor Filme seria independente ao provável lançamento da categoria de Melhor Filme Popular, anunciada no início deste mês. Não houve outros detalhes na nota divulgada pelos membros da Academia, como quais filmes poderiam concorrer, como será o processo para escolher os indicados e quem será o vencedor, ou mesmo se a categoria já será inserida na edição de 2019.”Pantera Negra” está entre as dez maiores bilheterias de todos os tempos, sendo que no âmbito doméstico ele já ocupa a terceira posição, atrás apenas de “Star Was: O Despertar da Força” e “Avatar“. Na bilheteria mundial, o longa recentemente ultrapassou “Frozen“.

O filme segue os eventos de “Capitão América: Guerra Civil”, mostrando o retorno de T’Challa (Chadwick Boseman) para a nação africana de Wakanda, a fim de assumir sua posição de rei. Porém, um velho inimigo ressurge, fazendo com que T’Challa entre em um grande conflito pelo destino de Wakanda e de todo o mundo.

“Pantera Negra” já está disponível em Blu-Ray e cópia digital.

Saiba Mais: , ,

Boo Mesquita
@boomesquita

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas