Walmart pode lançar novo serviço de streaming
Serviço teria como público alvo os moradores do centro dos EUA.
O mercado de serviços de streaming pode estar próximo de ficar ainda mais competitivo, tendo em vista o fato de que há fortes indícios de que o Walmart esteja planejando lançar seu próprio serviço do gênero para competir com a Netflix e, principalmente, com a Amazon.
A informação foi divulgada pelo The Information, cujas fontes apontam que o gigante do setor varejista buscaria se diferenciar no mercado fornecendo um produto consideravelmente mais barato do que o de suas concorrentes diretas. Ao passo em que o preço de uma assinatura da Netflix varia entre 8 e 14 dólares mensais nos EUA, e a do Amazon Prime Video custa US$ 8,99 por mês, a ideia do Walmart seria cobrar um valor mensal inferior à US$ 8,00. Segundo a publicação, o Walmart também estaria considerando disponibilizar uma versão grátis do serviço, com o suporte de propagandas e aúncios.
Além disso, o novo serviço teria como público alvo prioritário os moradores do centro dos EUA, já que as costas leste e oeste são as regiões nas quais a Netflix e a Amazon têm seus maiores índices de popularidade.
O The Information também ressalta que o Walmart já tem um serviço online de video on demand, o Vudu, pelo qual os consumidores podem comprar ou alugar filmes e séries. Todavia, o Vudu até agora não conseguiu alcançar o nível de popularidade almejado pelo Walmart, tendo somente uma pequena fração das visualizações obtidas por seus rivais. De acordo com os dados divulgados pela empresa de análise Comscore, no último mês de maio os usuários do Vudu gastaram menos de 18 mil horas com o serviço, um número baixo se comparado às mais de 315 mil horas gastas com o Amazon Prime e com as cerca de 897 mil horas gastas pelos assinantes da Netflix.
É justamente para tentar mudar esse panorama que o novo projeto da companhia teria como um de seus focos o fornecimento de um maior número de produções originais para chamar a atenção do público.
Nenhuma decisão foi tomada até o momento, já que qualquer movimentação nesse sentido implicaria em um gasto considerável para o Walmart. Entretanto, a possibilidade desse novo serviço de streaming se tornar uma realidade é grande, principalmente por conta da rivalidade existente entre o Walmart e a Amazon não apenas no mercado de comércio eletrônico, mas em diversos setores. No ano passado, o Walmart sofreu um grande golpe nessa disputa com a concretização da compra da rede de supermercados Whole Foods pela Amazon, de modo que o lançamento de seu novo serviço de streaming poderia ser visto como uma resposta à altura para não perder espaço no confronto direto com sua grande concorrente, atingindo-a em um setor na qual não se sentia ameaçada até então.
Até o momento, nenhum representante do Walmart se pronunciou oficialmente sobre o tema.
Saiba Mais: Amazon Prime Video, Netflix, Walmart