Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 21 de junho de 2018

Divertida Mente | Disney-Pixar recebe nova acusação de plágio pelo filme

Nova acusação vem de um ex-estudante que escreveu um roteiro em 1999 com a mesma premissa do longa.

Divertida Mente | Disney-Pixar recebe nova acusação de plágio pelo filme>

O filme “Divertida Mente” ganhou o Oscar de Melhor Animação em 2016, e agora volta aos holofotes devido às recentes acusações de plágio. Dessa vez, o canadense Damon Pourshian alega que, em 1999, havia escrito um roteiro com a premissa original da animação, ainda na universidade.

Segundo Pourshian, o roteiro de 1999 se chamava “Inside Out” (o mesmo nome do título original do filme da Pixar) e foi escrito para uma disciplina no Sheridan College. Essa universidade é conhecida por mandar diversos alunos para trabalhar na Pixar e na Disney, sendo considerado uma escola que alimenta as duas empresas. O roteiro acabaria se tornando um curta universitário no ano seguinte. Portanto, a acusação é baseada no fato de que muitos colegas de Pourshian na época acabaram indo trabalhar na produção de “Divertida Mente”, anos depois. Agora, ele deseja indenização dos estúdios por terem usado sua ideia e a inserção de seu nome nos créditos finais do filme. Leia um trecho do que disse o advogado de Pourishian:

“Quando o sr. Pourshian viu ‘Divertida Mente’, da Disney/Pixar, ele percebeu semelhanças entre o seu trabalho e a produção. O Sr. Pourshian depois descobriu as inúmeras conexões com sua faculdade, Sheridan College e a Disney/Pixar, incluindo estudantes que estavam lá na época do curta e acabaram trabalhando na produção de ‘Divertida Mente’.”

A ação foi protocolada na Califórnia (EUA) e, por enquanto, nem a Disney nem a Pixar se pronunciaram sobre esse processo.

Ambientado no interior da mente de uma garota de onze anos, “Divertida Mente” acompanha Riley em sua mudança de uma pacata cidade do interior para São Francisco, na Califórnia. A mudança vai mexer com as emoções dela e, assim, acompanharemos como os responsáveis por cada “setor” dos sentimentos da garota trabalha para ajudar a dona da mente a se ajustar a sua nova vida.

Escrito e dirigido por Pete Docter (“Up – Altas Aventuras”), o longa traz as vozes de Mindy Kaling (“Cinco Anos de Noivado”) como Nojo, Amy Poehler (“Você Está Aqui”) como Alegria, Bill Hader (“O Diário de uma Virgem”) como Medo, Phyllis Smith (“Professora Sem Classe”) como Tristeza, Lewis Black (“Menores Desacompanhados”) como Raiva e Kaitlyn Dias (“The Shifting”) como Riley.

Saiba Mais: , ,

Gustavo Scholl Ventura
@gscventura

Compartilhe


Notícias Relacionadas