Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 07 de maio de 2018

Oscar | Novo procedimento para escolha dos finalistas nas categorias de trilha sonora visa diversificar os indicados

Regras antigas faziam com que, em grande parte, fossem feitas as mesmas escolhas de compositores ano após ano.

Oscar | Novo procedimento para escolha dos finalistas nas categorias de trilha sonora visa diversificar os indicados>

De acordo com a Variety, novas regras serão aplicadas às categorias musicais a partir do Oscar 2019. Na última semana, foi anunciado que as novas regras foram pensadas para agilizar o processo de nomeação e dar oportunidades de indicação ao Oscar a novos nomes da indústria.

Os compositores Michael Giacchino (“Viva: A Vida é uma Festa”), Lara Karpman (“Paris Pode Esperar”) e Charles Bernstein (“A Hora do Pesadelo”) – que supervisionam o comitê executivo do ramo e lideram o movimento pelas mudanças – se recusaram a dar entrevistas sobre as razões para a adoção de novas regras.

Um porta-voz da Academia disse que o comitê estava preocupado que o grande número de partituras inscritas para a consideração do Oscar muitas vezes levasse às mesmas escolhas de compositores ano após ano, e que criar uma lista de pré-estreias poderia dar aos filmes menos conhecidos uma melhor chance de indicação.

O novo processo se aplica tanto à trilha sonora original como às categorias de músicas originais, adicionando uma rodada preliminar: a Academia usará um sistema de votação preferencial para produzir uma lista de 15 títulos em cada categoria, de acordo com a nova regra. Uma segunda rodada de votação produzirá a lista final de cinco candidatos em cada um.

Seis outras categorias do Oscar também funcionam dessa maneira, criando uma lista de finalistas a partir dos quais os nomeados finais são selecionados: Melhor Documentário, Melhor Efeitos Visuais, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Maquiagem, Melhor Curta de Animação e Melhor Curta-metragem. A categoria de Edição de Som usou um método semelhante até 2006.

No ano passado, 70 músicas e 141 partituras foram declaradas elegíveis pelo ramo musical. Ninguém sabe quantos dos 305 membros votantes ativos realmente assistiram a maioria dos filmes ou a coleção de músicas de três horas e meia que foi disponibilizada online.

Alguns consultores do Oscar estão preocupados que a lista restrinja os planos de marketing dos estúdios, que tendem a não engatar seus indicados até o final de dezembro ou início de janeiro. Mas também neutralizará o impacto das indicações do Globo de Ouro e do Critic’s Choice anunciadas mais tarde, que muitas vezes lembram aos votantes os candidatos com nomes de peso (e mais promovidos).

As outras novas regras são menos controversas. Os estúdios, por exemplo, agora podem iniciar a submissão; anteriormente tinha que ser o autor ou compositor, embora eles ainda devessem assinar o formulário de submissão.

A pontuação do ano passado e os vencedores de Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção foram para Alexandre Desplat (“A Forma da Água”) e “Remember Me” de “Viva: A Vida é uma Festa”, respectivamente. Enquanto isso, a música original deste ano já está aponta chances para a trilha sonora de “A Star is Born” , com faixas da cantora Lady Gaga, bem como o sucesso da trilha sonora de “Pantera Negra”, com esperanças como as composições de Kendrick Lamar com “All the Stars”, em parceria com SZA e “Pray for Me” com The Weeknd.

As indicações ao Oscar serão anunciadas no dia 22 de janeiro de 2019.

Saiba Mais: ,

Gisele Settervall
@gsettervall

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas