Festival de Cannes | Diretor do evento diz que filmes da Netflix ainda são bem-vindos
Netflix foi banida da mostra competitiva do Festival, e anunciou que não enviará mais filmes para o evento.
De acordo com o portal Deadline, Thierry Fremaux, diretor artístico do Festival de Cannes, respondeu ao posicionalmente da Netflix em relação ao envio de filmes para o festival. Ele afirmou que a empresa continua sendo bem-vinda, e disse achar vergonhoso a ameaça da plataforma de streaming de não enviar nenhum filme na edição de 2018 do Festival. Segundo Fremaux, era esperada a presença de “The Other Side Of The Wind” (“O outro lado do vento“, em tradução livre), versão recém-concluída do projeto escrito e dirigido por Orson Welles (“Cidadão Kane”).
“É muito ruim. Welles foi presidente do júri e já ganhou a Palma de Ouro. Seu lugar era aqui. Não é por acaso que a Netflix é detentora dos direitos do filme, eles queriam fazer isso. Eles conhecem e amam cinema, mas nós não temos a mesma posição. No ano passado, quando colocamos eles no tapete vermelho, fomos muito criticados. Este ano eles não estarão no tapete vermelho e também seremos criticados. A Netflix é bem-vinda em Cannes, ainda temos um debate em andamento.”
A regra de que os filmes da competição devem ter distribuição nos cinemas existe há décadas, mas só se tornou um problema no ano passado, devido ao modelo de distribuição da Netflix. Em 2017, a empresa apresentou dois filmes na principal competição de Cannes: “OKJA“, de Bong Joon-ho, e “Os Meyerowitz: Família Não Se Escolhe“, de Noah Baumbach. Em março deste ano, o Festival de Cannes baniu os filmes da Netflix da mostra competitiva do evento.
A edição de 2018 do Festival de Cannes acontecerá entre 8 de maio e 19 de maio de 2018 e a atriz Cate Blanchett (“Thor: Ragnarok”) vai presidir o júri.
Saiba Mais: Festival de Cannes 2018, Netflix, Orson Welles