Oscar 2018 | Audiência da transmissão pela TV mantém tendência de declínio pelo quarto ano seguido
Números prévios apontam para, possivelmente, a pior audiência da história da premiação.
A audiência obtida pela TV americana com a transmissão da 90ª edição do Oscar na noite do último domingo (04), mostrou que muitas pessoas simplesmente não estão mais interessadas em assistir à tradicional premiação, diferente do que era de costume há alguns anos atrás. Neste ano, os números obtidos com a exibição da cerimônia – apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel e transmitida pelo canal ABC – caíram 15% em relação ao ano passado, seguindo uma tendência de declínio pelo quarto ano seguido (via Collider).
Mas o cenário pode ser ainda pior, pois a prévia da audiência de 2018 aponta uma redução tão drástica nos números, que estes caminham rapidamente para os índices mais baixos da história da cerimônia. Até a transmissão de ontem, a edição de pior audiência havia sido a 80ª, realizada em 2008 e apresentada pelo também comediante Jon Stewart.
Entre as tentativas de recuperar os telespectadores ao longo da última década, além de incluir escolhas e atrações mais populares ao evento, a Academia expandiu o número de indicados a Melhor Filme já na 82ª edição, em 2010, saltando de 5 para 10 concorrentes e abrindo portas para que filmes mais populares, incluindo blockbusters como “Avatar” (2009) e “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), tivessem a possibilidade de concorrer à cobiçada estatueta dourada.
Saiba Mais: Oscar 2018