A Forma da Água | Guillermo del Toro ajudou a criar a voz e os sons da criatura
O diretor emprestou até as suas "respirações" para a criação do monstro aquático.
Um dos maiores desafios do filme “A Forma da Água”, indicado em várias categorias para o Oscar 2018, foi achar o som correto para a criatura principal do longa. Segundo os supervisores de áudio do filme, vários testes já haviam sido feitos para a voz do animal, como sons de gansos e borbulhas de água. Mas a peça que faltava, segundo o sonoplasta Nathan Robitaille, era a voz do próprio diretor e criador da criatura, Guillermo del Toro.
Em entrevista a Vanity Fair, Nathan explica que a primeira vez onde percebeu que Del Toro seria perfeito para o personagem, foi escutando os comandos ‘meio roucos’ do diretor no set de filmagens:
“Quando colocamos Guillermo dentro do estúdio, ficou rapidamente óbvio que a textura mais bonita estava vindo das respirações dele. Então comecei a semear seus respiros, que conseguia durante takes, e os colei todos juntos.”
Nós conseguimos ouvir os respiros de Guillermo mais claramente durante a cena em que a personagem de Sally Hawkins (“As Aventuras de Paddington”) tira a criatura de onde estava sendo mantida cativa e a leva até sua própria casa.
“A Forma da Água” foi indicado 13 vezes ao Oscar e tem em seu elenco além de Sally Hawkins: Richard Jenkins (“O Visitante”), Michael Shannon (“Animais Noturnos”), Doug Jones (“Hellboy”), Michael Stuhlbarg (“Me Chame pelo Seu Nome”) e Octavia Spencer (“Estrelas Além do Tempo”).
Saiba Mais: A Forma da Água, Guillermo del Toro