Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 08 de janeiro de 2018

Aladdin | Disney causa polêmica por escurecer pele de figurantes do filme

Estúdio comentou sobre o assunto.

Aladdin | Disney causa polêmica por escurecer pele de figurantes do filme>

A nova versão em live-action de “Aladdin” comandada por Guy Ritchie (“Rei Arthur: A Lenda da Espada”), que atualmente está em processo de filmagem, enfrenta uma polêmica. De acordo com o portal britânico The Sunday Times, a Disney admitiu escurecer a pele de dezenas de atores brancos para cenas de multidão asiáticas na versão de seu clássico animado. A empresa diz que recorreu ao escurecimento de pessoas brancas por papéis que exigem habilidades que não puderam ser prontamente encontradas na comunidade asiática, como dançarinas e manipuladores de camelos. O ator Kaushal Odedra falou sobre o que viu no set de filmagens:

“Em um set, dois guardas do palácio entraram e eu reconheci um como um ator caucasiano, mas agora ele era um árabe bronzeado. Eu andei para dentro da marquise onde haviam 10 atores e dois eram caucasianos, mas tinham sido fortemente bronzeados para parecer como se fossem do Oriente Médio”.

A Disney confirmou a questão, mas se defendeu reforçando que há diversidade étnica no elenco:

“Este é o elenco mais diversificado já montado para uma produção live action da Disney. Mais de 400 dos 500 artistas de fundo eram indianos, africanos, asiáticos, do Oriente Médio e Mediterrâneo”.

Mas Odedra ainda continuou, criticando a posição do estúdio:

“A Disney está mandando a mensagem de que a cor de nossa pele, nossa identidade, nossas experiências de vida não equivalem a nada e podem ser lavados. Me pergunto se fosse ao contrário – atores morenos fossem contratados e tivessem suas peles clareadas para fazer, por exemplo, a Família Real – se isso seria visto de forma ok”.

O filme será uma versão em live-action do clássico de 1992, contando a história do jovem Aladdin, que se apaixona pela princesa Jasmine e usa o poder do gênio da lâmpada mágica para que fiquem juntos.

O longa conta com Will Smith (“Bright”) como o Gênio, Naomi Scott (“Power Rangers”) como Jasmine, Mena Massoud (“Ordinary Days”) como Aladdin, Marwan Kenzari (“Assassinato no Expresso do Oriente”) como Jafar, Billy Magnussen (“A Origem do Dragão”) como príncipe Anders e Numan Acar (da série “New Girl”) como Dalia.

“Aladdin” tem estreia prevista para 2019.

Saiba Mais: , ,

Paulo Junio
@paulosantos009

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas