A Forma da Água | Atrizes explicam como o filme é uma homenagem à antiga Hollywood
Novo longa de Guillermo Del Toro tem estreia no Brasil prevista para fevereiro de 2018.
As atrizes Sally Hawkins (“As Aventuras de Paddington 2”) e Octavia Spencer (“Estrelas Além do Tempo”) comentaram sobre a experiência de trabalhar com Guillermo Del Toro (“A Colina Escarlate“) em seu novo longa “A Forma da Água“.
Em entrevista ao Collider, Hawkins contou a história de como entrou para o projeto. Ela estava de penetra em uma festa e quando estava indo embora encontrou Del Toro, que já bêbado lhe disse estar escrevendo um filme para ela, o que mais tarde se tornaria “A Forma da Água”.
Sobre trabalhar com Guillermo, a atriz afirmou que o foco e o silêncio que o diretor trazem para o set ajudam muito na imersão dos personagens, e que ele é uma pessoa muito amorosa e focada. Já segundo Spencer, a figura do diretor impõe respeito, apesar de ele não exigir essa conduta dos seus colegas de filmagem.
Spencer também comentou o fato de o filme ser uma homenagem à Velha Hollywood:
Tem uma cena, que é uma dança, que inicialmente vocês [Hawkins e Doug Jones] estão assistindo, e aí sua personagem vai e dança, eu amo essa cena.[…] Tem um filme com a Shirley Temple e Bojangles [que ele a ensina a dançar]…amo essa referência…
Hawkins continua:
[…] essa cena pareceu tão Velha Guarda…na era da Guerra Fria, mas sem especificar exatamente quando. […] Há muitas referências a vários clássicos, que são obviamente parte do seu DNA [de Guillermo], mas tem um momento que é muito Hitchcock, e que parece uma dança.
A trama, que une aventura e fantasia, ocorre em 1963, durante a Guerra Fria. Elisa (Sally Hawkins), funcionária de um laboratório secreto de segurança máxima governamental, vê sua vida mudar quando sua colega Zelda (Octavia Spencer) descobre um arquivo sobre um experimento envolvendo a criação de um “homem aquático”, interpretado por Doug Jones (“Ouija – Origem do Mal”).
O elenco do filme conta ainda com Richard Jenkins (“Deixe-me Entrar”) e Lauren Lee Smith (“Conto do Dia das Bruxas”).
O roteiro é escrito por Del Toro e Vanessa Taylor (“Divergente”) e a estreia no Brasil está marcada para 1º de fevereiro de 2018.
Saiba Mais: A Forma da Água, Guillermo del Toro