Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Avatar | James Cameron fala sobre o desafio da captura de movimentos debaixo d’água

Visionário diretor é o primeiro a utilizar a tecnologia desta maneira.

Avatar | James Cameron fala sobre o desafio da captura de movimentos debaixo d’água>

Em entrevista ao Collider, o diretor James Cameron (“O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final”) falou sobre como conseguiu cumprir um desafio pessoal: filmar as sequências de “Avatar” fazendo capturas de movimento também debaixo d’água. O visionário diretor afirmou:

“Bem, nós estamos fazendo. Isso nunca foi feito antes e é bastante desafiador, porque – assim como na maioria dos sistemas de captura – usamos marcas que são filmadas por centenas de câmeras. O problema com a água não é simplesmente porque está debaixo d’água, mas sim porque ela forma algo parecido com um espelho em movimento. Esse ‘espelho’ reflete todas as marcações, criando um monte de marcações falsas. É como um caça lançando um monte de palha para confundir o sistema de radar de mísseis. Isso cria um monte de alvos falsos, então tivemos que descobrir como contornar o problema, o que – felizmente – conseguimos. Fizemos um monte de testes e conseguimos, pela primeira vez na terça, dia 14 de novembro. Nós filmamos uma cena inteira debaixo d’água com nosso elenco jovem. Nós tínhamos 6 adolescentes e uma criança de 7 anos de idade, todos fazendo a cena debaixo d’água. Treinamos durante 6 meses para isso, para controlar a respiração e todos eles conseguiram passar cerca de 2 a 4 minutos lá. Todos foram perfeitamente capazes de atuar debaixo d’água, com bastante calma, enquanto prendiam a respiração. Não fizemos nada disso com aparelho de oxigênio e estamos conseguindo excelentes imagens, lindas capturas de movimento e excelentes performances faciais. Nós basicamente descobrimos o segredo [para fazer captura de movimentos debaixo d’água]. Agora, continuamos fazendo testes em um tanque pequeno. Em janeiro vamos começar a fazer os testes em nosso tanque maior. Será muito trabalho na água para Avatar 2 e 3. Também utilizaremos cenas no 4 e 5, mas a ênfase dessa tecnologia vai ser vista nos filmes 2 e 3.”

Cameron é conhecido por inovar nas tecnologias de suas filmagens. A sequência de “Avatar”, que chegaria aos cinemas em 2018, teve sua estreia adiada justamente porque o diretor queria inovar mais uma vez, fazendo a captura de movimentos debaixo d’água. O diretor também deseja ser o primeiro a fazer um filme 3D sem a necessidade dos óculos.

O elenco conta com Sam Worthington (“A Cabana”), Zoe Saldana (“Guardiões da Galáxia Vol.2”), Joel David Moore (“Terror na Água”), Sigourney Weaver (da franquia “Alien”), Stephen Lang (“O Homem nas Trevas”), Giovanni Ribisi (“Ted 2”) e Kate Winslet (“Depois Daquela Montanha”). Todas as sequências, que estão sendo filmadas simultaneamente, são produzidas e dirigidas por James Cameron.

“Avatar 2” tem estreia prevista para 18 de dezembro de 2020.

Saiba Mais: ,

Rafael Matos
@_rafaelmatos

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas