Cinema com Rapadura

Notícias   terça-feira, 30 de maio de 2017

Jessica Chastain critica a forma como as mulheres foram retratadas nos filmes

A atriz falou abertamente sobre a falta de autenticidade que encontrou nos filmes.

Jessica Chastain critica a forma como as mulheres foram retratadas nos filmes>

Se por um lado estamos vendo o crescimento do empoderamento das mulheres no mundo do cinema, por outro nos damos conta de que ainda temos um caminho bem grande para trilhar.

A atriz Jessica Chastain (“Armas na Mesa”), jurada do Festival de Cannes de 2017, que aconteceu na França nos últimos 11 dias, falou durante a coletiva de imprensa algo que chamou bastante atenção e logo viralizou na internet. Ela criticou a forma como as personagens mulheres foram retratadas na maioria dos filmes que estavam participando do festival.

Segundo ela foi bem perturbador:

“Essa é a primeira vez que eu assisti 20 filmes em 10 dias, e eu amo filmes. A única coisa que realmente me deixou preocupada durante toda essa experiência é como o mundo vê as mulheres, com base nas personagens femininas que eu pude ver. Sendo honesta, é bem perturbador. Tem algumas exceções, é claro. Mas a maioria do tempo eu fiquei surpresa com a representação das mulheres nesses filmes”.

Este ano, apesar de termos a Sofia Copolla (“Bling Ring: A Gangue de Hollywood”) como vencedora do prêmio de Melhor Diretora pelo filme “O Estranho que Nós Amamos”, Lynne Ramsay (“Precisamos Falar Sobre o Kevin”) como Melhor Roteirista por “You Were Never Really Here” e a Nicole Kidman (“Lion – Uma Jornada para Casa”) vencedora do Prêmio Especial de Cannes, as mulheres fazem parte de apenas 15% das produções que estavam selecionadas para o festival.

Jessica Chastain, com emoção e indignação em sua voz, completou dizendo que esperava reconhecer no cinema as mulheres que ela vê no dia a dia:

“Eu espero que quando incluirmos mais mulheres que contam histórias, nós veremos muito mais as mulheres com quem eu me identifico na minha vida e no meu dia-a-dia. Aquelas que são pró ativas, têm suas próprias empresas, não apenas reagem aos homens ao seu redor. Elas tem seu próprio ponto de vista”.

Você pode assistir ao vídeo com toda a declaração da atriz abaixo:

É bem raro os jurados criticarem abertamente as obras durante o próprio festival, mas Jessica Chastain mostrou uma força imensa ao expor sua visão levantando um assunto tão importante que muitos fingem que não existe.

O que você acha sobre esse assunto? Como é para você a representação das mulheres nos filmes?

Saiba Mais: ,

Lely Thais
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas