Cinema com Rapadura

Notícias   sábado, 29 de abril de 2017

Faça uma viagem pelo design de som de Clube da Luta

Vídeo mostra como foi criado os sons durante as cenas de lutas.

Faça uma viagem pelo design de som de Clube da Luta>

Quando estreou nos cinemas em 1999 “Clube da Luta” teve um bilheteria pequena, os próprios executivos do estúdio não gostaram do trabalho e as críticas foram bem divididas. Estrelado por Brad Pitt (“A Grande Aposta”) e Eward Norton (“Beleza Oculta”), com a direção de David Fincher (“Garota Exemplar”), temos que combinar que a obra inspirada no livro Chuck Palahniuk não é tão fácil de digerir em um primeiro momento.

Mais tarde, após o lançamento do DVD, “Clube da Luta” foi um sucesso comercial se tornando hoje um dos mais aclamados filmes-cult. Na história acompanhamos um homem que está frustrado com sua vida, ir sempre pro mesmo trabalho, juntar dinheiro para comprar cada vez mais bens materiais desnecessários, ou seja, ser uma marionete controlada pelo capitalismo. Assim sai a procura de uma redenção que se concretiza ao participar de lutas em pequenos clubes escondidos nos porões de bares da cidade, abrindo caminho para uma vida sem regras e limites impostos pelas sociedade.

A obra foi feita para incomodar, causar estranheza e levar a reflexão do nosso propósito no mundo. Para criar essa atmosfera o design de som – que muitas vezes passa despercebido – contribuiu bastante para causar essa montanha-russa de sentimentos. No vídeo tributo feito pelo Film Radar, chamado “The Beauty of Sound Design” (em português “A Beleza do Design de Som”) vemos como foi produzido os sons das lutas e porque eles são diferentes dos outros filmes.

Geralmente os sons que ambientam as lutas são criados a partir de efeitos prontos ou de um talo de aipo sendo partido, mas isso não era o suficiente para o que David Fincher queria. Então os designers de som Ren Klyce (“Divertidamente”) e Richard Hymns (“Ponte dos Espiões”) partiram para outras técnicas, usando carcaças de frangos preenchidas com nozes, para dar aquele som de “creck” e até batendo de verdade um no peito um do outro para dar origem a um som realista.

Assista ao vídeo:

E você gosta de “Clube da Luta”? Já prestou atenção nos sons do filme?

 

Saiba Mais: , , ,

Lely Thais
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas