Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 01 de março de 2017

Dunkirk | Christopher Nolan fala sobre as três perspectivas da história

Baseado em fatos reais, longa estreia dia 27 de julho de 2017.

Dunkirk | Christopher Nolan fala sobre as três perspectivas da história>

O cineasta Christopher Nolan com sete anos de idade já carregava uma câmera Super 8 na mão e fazia pequenos curtas, mostrando que desde pequeno sabia que queria ser um diretor de cinema. Seu primeiro filme que chamou atenção do público foi “Amnésia” (2000) e a partir desse momento fomos presentados com obras como “Interstellar”, “A Origem”, “Batman: O Cavaleiro das Trevas”.

Nolan volta este ano com o novo projeto chamado “Dunkirk”, baseado fatos reais percorremos a história da evacuação militar britânica da cidade francesa de Dunquerque em 1940, e da Operação Dínamo, que resgatou mais de 300 mil soldados em 800 navios cercados pelo exército alemão.

Em uma entrevista para Premiere o diretor revelou que o filme terá poucos diálogos e foi concebido para ser um conto de sobrevivência. Além disso, ele vai mostrar três perspectivas diferentes: na praia, no oceano e no céu, cada uma acompanhando parte dos soldados.

“O filme é contado a partir de três pontos de vista. No ar (aviões), na terra (na praia) e no oceano (a marinha). Para os soldados que presenciaram o conflito, ele aconteceu em temporalidades diferentes. Na praia, alguns ficaram uma semana perdidos. Na água, os eventos duraram no máximo um dia. E se você voar por Dunkirk com os aviões britânicos teria mais ou menos combustível para uma hora. Para misturar essas diferentes versões da história, uma delas vai unir todos os espaços temporais. Assim temos uma estrutura complicada. Mesmo que a história seja bem simples”, disse Nolan.

Christopher Nolan também enfatizou a importância desse momento para história mundial:

Esse foi um momento essencial na história da Segunda Guerra Mundial. Se a evacuação não fosse um sucesso a Grã-Bretanha seria obrigada a se render. E todo o mundo estaria perdido, ou teríamos um destino diferente: os Alemães teriam conquistado a Europa e os Estados Unidos não teriam voltado para guerra. É um momento verdadeiro de ruptura na guerra e na história do mundo. Um momento decisivo. E o sucesso dessa evacuação permitiu Winston Churchill [primeiro ministro britânico na época] impor a ideia de uma vitória moral, o que deu energia as tropas militares e criou um espírito de resistência enquanto a lógica dos eventos levariam os soldados a se render. Militarmente falando foi uma derrota, mas no plano humano foi uma enorme vitória”.

Assista ao trailer:

No elenco temos a presença de Tom Hardy (“Mad Max: A Estrada da Fúria”), Cillian Murphy (“No Coração do Mar”), Kenneth Branagh (“Operação Sombra – Jack Ryan”), Mark Rylance (“O Bom Gigante Amigo”) e o estreante Harry Styles.

“Dunkirk” tem previsão de chegar às telonas dia 27 de julho de 2017.

Saiba Mais: ,

Lely Thais
@rapadura

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas