Escritor processa Disney e DreamWorks por violação de direitos autorais de A Luz entre Oceanos
Joseph Nobile afirma que Margot Louise Watts utilizou até pseudônimo em plágio de seu roteiro.
O escritor Joseph Nobile processou a Disney e DreamWorks, bem como a autora Margot Louise Watts, alegando que “A Luz Entre Oceanos”, o drama romântico protagonizado por Michael Fassbender (“Assassins’s Creed”) e Alicia Vikander (“A Garota Dinamarquesa”), foi plagiado de um roteiro que ele escreveu. Segundo o The Wrap, o processo foi arquivado no Distrito Sul de Nova York.
De acordo com a queixa de Nobile, ele escreveu um roteiro chamado “The Rootcutter”, que posteriormente foi intitulado de “A Tale of Two Humans” de 2004, e com direitos autorais. O escritor afirma que Watts esteve escrevendo sob o pseudônimo M.L. Stedman, de maneira “consciente e intencionalmente copiada, plagiada, pirateada e com desvio de conteúdo expressivo” de seu roteiro do romance, que foi publicado em 2012 pela editora Simon & Schuster.
A DreamWorks produziu e a Disney distribuiu o filme baseado no romance de Watts com o mesmo título, lançado nos cinemas em 2 de setembro de 2016. O filme atingiu uma marca de US $ 13 milhões no país e US $ 24 milhões em todo o mundo. Nobile afirma que a produção das cenas violou seus direitos autorais, e pede para ser compensado pelos danos que ele sofreu durante o trabalho no filme, bem como todos os lucros do livro e do filme que são “atribuíveis à violação de seu roteiro de direitos autorais”.
No processo, Nobile listou mais de 20 exemplos da trama como pontos semelhantes e o diálogo de “The Rootcutter” e ” A Luz Entre Oceanos“.
“Nobile gastou dinheiro nesse desenvolvimento e considerável tempo e esforço tentando obter financiamento para a produção de um filme baseado em seu roteiro, inclusive após a publicação do romance, do qual ele não sabia”, disse a denúncia. “A difusão generalizada do romance e do filme, que contém semelhanças impressionantes com o conteúdo exclusivo do roteiro de Nobile, com toda essa probabilidade o impedirá de ser capaz de levantar financiamento ou interesse de qualquer empresa de produção em investir em seu roteiro”.
Saiba Mais: A Luz Entre Oceanos, Disney, Dreamworks