Cinema com Rapadura

Notícias   quinta-feira, 08 de janeiro de 2015

Iñárritu diz que a vida imita a arte com sucesso de Birdman

"É um filme sobre mediocridade, sobre ego e suas ambições", diz cineasta.

Birdman” é um dos principais filmes nas grandes premiações da indústria do cinema, mas o diretor Alejandro González Iñárritu acho tudo muito irônico já que ele, assim como o protagonista de sua sátira sobre o show business, foi pego em busca por legitimação.

Estou dando esta entrevista; sinto-me como Riggan Thomson tentado vender meu próprio peixe”, disse o cineasta mexicano a Reuters, em referência ao protagonista do filme.

O longa segue os passos do ex-intérprete de super-herói Riggan Thomson, agora esquecido em Nova York e tentando desesperadamente retornar ao estrelato com a encenação de uma peça na Broadway. Riggan, interpretado por Michael Keaton, precisa lidar com os relacionamentos tensos com a família, amigos e colegas enquanto prepara sua peça. O longa lidera as nomeações ao Globo de Ouro e pode replicar o feito nas indicações ao Oscar, a serem divulgadas na semana que vem.

É basicamente um filme sobre mediocridade, sobre ego e suas ambições”, disse. “Essas coisas em certo sentido são muito subjetivas, processos muito internos de vozes que temos lá dentro. Esse personagem está perdido em um mar de m…, tentando se encontrar através da arte”, disse o diretor.

Colocar Keaton como protagonista foi uma das melhores decisões (segundo o próprio diretor), e não somente pelo ator ter interpretado Batman nos filmes de 1989 e 1992.

O caráter dele pode ser… não agradável, egoísta, mas eu preciso de alguém com quem as pessoas possam realmente se identificar, não julgar, mas ter empatia”, disse o diretor.

Em duelo com Keaton está Edward Norton como o astro jovem mais famoso da peça de Riggan, e Emma Stone interpreta a filha viciada em drogas em recuperação do protagonista. Todos os três foram nomeados ao Globo de Ouro nas categorias de melhor ator e melhor atriz coadjuvante.

Sou sempre desconfiado com nomeações porque sempre eles são basicamente moedas de dois lados, dependendo do lado em que cair, você torna-se um vencedor ou é nomeado perdedor, no que eu sou expert”, brincou Iñarritu. “Levar isso a sério, acho que seria um grande erro”.

“Birdman ou a Inesperada Virtude da Ignorância” (título dado pela Fox do Brasil) estreia dia 29 desse mês. Assista ao trailer:

Saiba Mais: , , ,

Arthur Yoffe
@rapadura

Compartilhe


Notícias Relacionadas