Cineasta João Batista de Andrade é homenageado no Cine Ceará
O festival ocorre até o dia 22 de novembro.
O cineasta João Batista de Andrade foi homenageado na noite de ontem (17) na 24ª edição do Cine Ceará, um dos mais tradicionais festival de cinema do país. A homenagem ocorreu às 19h30 no Theatro José de Alencar e a Mostra Homenagem, com exibição do filme “O Homem Que Virou Suco”, premiado no Festival de Moscou, aconteceu na Casa Amarela Eusélio Oliveira.
Mineiro de Ituiutaba, o diretor já possui mais de 40 anos de carreira, com filmes como “Doramundo”, vencedor do Kikito de ‘Melhor Filme’ e ‘Melhor Diretor’ no Festival de Gramado de 1978, além de “A Próxima Vítima” (1983) e “O País dos Tenentes” (1987). Ele também produziu importantes documentários, dentre eles “Vlado – 30 Anos Depois” (2005). João Batista atuou ainda na televisão na década de 1970, na TV Cultura e no Globo Repórter, produzindo uma mistura entre a ficção e a realidade.
O cineasta sempre esteve empenhado em debates para a construção de uma política cinematográfica para o Brasil, o qual o levou a participar da fundação Apaci (Associação Paulista de Cineastas), onde chegou a atuar por 15 anos. Atualmente ele é presidente da Fundação Memorial da América Latina.
O Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, ocorrerá até o dia 22 de novembro, com o tema “O Novo Cinema Argentino”.
Saiba Mais: Cine Ceará 2014, João Batista de Andrade