Cinema com Rapadura

Notícias   segunda-feira, 01 de setembro de 2014

Filme com Andrew Garfield apresenta o dilema moral do capitalismo

"99 Homes" aborda a crise imobiliária nos Estados Unidos.

A sétima arte não é só entretenimento. Em muitos casos pode servir para mostrar (ou ressaltar) situações arbitrárias de todo tipo. O novo trabalho do diretor Ramin Bahrani (“A Qualquer Preço”), “99 Homes“, mostra bem isso. Para contar o enredo, mencionado por alto no documentário “Capitalismo – uma História de Amor”, o diretor escalou Michael Shannon (“Foi Apenas um Sonho”) e Andrew Garfield (“O Espetacular Homem Aranha 1 e 2”) como protagonistas.

O filme traz o grande dilema moral do capitalismo, tão bem representado pela economia norte-americana: é mais importante ganhar dinheiro ou pensar no bem-estar dos cidadãos? A temática, que também mostra o atual quadro da saúde pública nos Estados Unidos, veio à tona com a bolha imobiliária do século XXI, na qual muitas famílias de classe média hipotecaram suas casas e depois não conseguiram quitar a dívida, por causa da desvalorização dos imóveis.

Bahrani passou uma temporada na Flórida conversando com pessoas que foram despejadas, com agentes imobiliários e com pessoas de fundos de investimentos. Em entrevista coletiva concedida no Festival de Veneza, o diretor ressaltou o motivo de as pessoas de identificarem tanto com o filme.

“’99 Homes’ trata de um tema global, esse tipo de corrupção tem sido sistêmico ao redor do planeta”.

Garfield interpreta o pedreiro Dennis Nash, que encontra dificuldades para conseguir trabalhos na região de Orlando, na Flórida, onde a crise dos imóveis e financeira fez com que rareassem as oportunidades para o ramo da construção.

Saiba Mais: , ,

Flávia Queiroz
@

Compartilhe


Notícias Relacionadas