Assista ao trailer de Las Analfabetas, destaque do Festival de Gramado
O longa tem como atriz principal Paulina García, premiada no Festival de Berlim por "Glória".
O chileno “Las Analfabetas”, um dos principais destaques do Festival de Gramado deste ano, retrata a vida de Ximena, uma senhora que não sabe ler e, por mais que se depare com dificuldades no seu dia-a-dia, ainda não quer ser alfabetizada. Não por desleixo, mas pelo fato de que aprender significa admitir para si mesma o analfabetismo, o que a irrita muito. Assista ao trailer:
Tendo como base o temperamento de suas personagens principais, o filme é sensível e, aos poucos, mostra mais do que a mera questão do analfabetismo e suas implicâncias na vida adulta. O longa é dirigido por Moisés Sepúlveda que, falando sobre sua formação profissional ao site oficial do festival, confessa:
“Tenho uma carreira como mágico profissional, por isso me interessa muito mais os métodos teatrais”.
“Las Analfabetas” foi filmado em 12 dias e teve o custo de US$ 200 mil. Segundo o produtor, Fernando Bascunas, que também falou sobre a quantidade de filmes estrangeiros que tiveram sua estreia este ano para um mercado muito pequeno, foi uma novidade a forma de financiamento completamente privado usado para o filme.
Saiba Mais: Festival de Gramado 2014