Cine Ceará promove debate sobre Políticas Públicas do Audiovisual
Cineasta cearense Rosemberg Cariry media palestra no Dragão do Mar nesta quinta (12).
Na tarde de hoje (12), o 23º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema promove a palestra “Políticas Públicas do Audiovisual”, último encontro do Seminário “A Lei 12.485 e o Mercado Audiovisual Brasileiro”. O acesso ao debate é aberto ao público interessado na temática e acontece no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, às 14 horas. O principal debate é a regulamentação da lei 12.485 e a implementação de um projeto de regionalização da produção, da formação, da difusão e da preservação na área do audiovisual.
“Hoje, por volta de 85% de todos os recursos do audiovisual do país concentra-se no Rio e São Paulo, principalmente no Rio, e esta situação precisa mudar. Isto será possível com a valorização, consolidação e inclusão das micro, pequenas e médias empresas, voltadas para a produção audiovisual regional, de forma a integrá-las no processo nacional de desenvolvimento sustentável do audiovisual”, afirma Rosemberg Cariry, que mediará o debate.
Em tempo, o cineasta cearense Rosemberg Cariry exibirá, também no Cine Ceará, a ficção inédita “Os Pobres Diabos”, que encerrará o festival no dia 14 de setembro, no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura, em sessão para convidados. A trama surgiu das memórias do próprio cineasta quando vivia no sertão do Ceará, onde era comum a presença de circos itinerantes que, embora muito pobres, eram cheios de magia e de atrações exóticas como as rumbeiras mexicanas e os personagens inspirados nos grandes filmes de aventuras.
Saiba Mais: Cine Ceará 2013, Os Pobres Diabos, Rosemberg Cariry