O Palhaço é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2013
Filme concorrerá com o elogiado francês "Os Intocáveis", entre outros.
O Ministério da Cultura divulgou, através de seu site oficial, que o longa-metragem “O Palhaço” dirigido e protagonizado por Selton Mello (“Meu Nome Não é Johnny”) será o representante do Brasil na disputa por uma vaga no prêmio de “Melhor Filme Estrangeiro” na 85ª cerimônia do Oscar.
A escolha foi divulgada na manhã desta quinta-feira (20) e pôs fim à expectativa em relação ao filme escolhido. Vale salientar que o longa disputava a concorrida vaga com outros 15 filmes. Eram eles: “À Beira do Caminho”, “ Billi Pig”, “Capitães da Areia”, “Colegas”, “Corações Sujos”, “Dois Coelhos”, “Heleno”, “Elvis & Madona”, “Histórias Que Só Existem Quando Lembradas”, “Luz Nas Trevas”, “Menos Que Nada”, “Meu País”, “O Carteiro”, “Paraísos Artificiais” e “Xingu”.
O filme conta a história de Benjamim (Selton), que trabalha no Circo Esperança junto com seu pai Valdemar (Paulo José, de “Saneamento Básico – O Filme”), como a dupla de palhaços Pangaré e Puro Sangue e fazem a alegria da plateia. Porém, nos bastidores, uma crise existencial desafia Benjamin, que passa a questionar o seu ofício e as suas escolhas. O palhaço então, segue em busca de seus sonhos, a fim de encontrar seu caminho por conta própria.
A Comissão Especial de Seleção foi formada por nomes influentes no meio cultural nacional, como Ana Paula Dourado Santana, Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura; os cineastas Ana Luiza Azevedo, André Sturm e Flávio Tambellini; o diretor de fotografia Lauro Escorel; o produtor Carlos Eduardo Rodrigues; por George Torquato Firmeza, Ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, e o jornalista e crítico de cinema José Geraldo Couto.
Segundo Ana Paula Dourado Santana, a escolha de “O Palhaço” foi fundamentada no potencial do filme.
“Esta indicação tem que ser vista como um prêmio também, já que é um aval de que um filme pode ir além. Espero que isso seja positivo para uma produção que já é sucesso. […] O filme emociona como obra, mas também como questões inegáveis como as atuações de Selton e Paulo José”, ponderou.
Em entrevista ao portal de notícias UOL, Selton Mello, idealizador do projeto, se disse muito feliz, “especialmente por Paulo José”.
“Paulo merece demais por tudo o que representa para o cinema brasileiro”, declarou .
Selton reiterou ainda sua “alegria imensa em representar o Brasil com um filme impregnado de poesia”.
“O Palhaço” figura agora em uma lista de filmes pré-selecionados para disputa, assim como outros elogiados pela crítica, como o francês “Os Intocáveis”. Os finalistas serão anunciados no dia 10 de janeiro.
A 85ª cerimônia do Oscar será realizada no dia 24 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
Saiba Mais: O Palhaço, Paulo José, Selton Mello