Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 27 de junho de 2012

Ícone das comédias, diretora e roteirista Nora Ephron morre aos 71 anos

A escritora, diretora e roteirista nova-iorquina lutava contra a leucemia.

A diretora, roteirista e escritora norte-americana Nora Ephron (“Harry & Sally – Feitos um Para o Outro”) morreu aos 71 anos nesta terça-feira (26), em Nova York. Segundo a imprensa norte-americana, Ephron padecia de leucemia em estágio avançado e seu estado de saúde era grave. O noticiário de seu falecimento, no entanto, começou a correr a internet quando a cineasta ainda estaria viva, por causa de um obituário postado prematuramente pela colunista Liz Smith, amiga próxima da nova-iorquina. A cineasta deixa dois projetos inacabados: uma cinebiografia da cantora Peggy Lee, que ela escreveu e dirigiria, com Reese Witherspoon (“Johnny & June”) no papel principal, e “Lost in Austen”, inspirado na série de TV homônima.

Nora Ephron pode ser considerada um ícone das comédias românticas em Hollywood. Após roteirizar alguns filmes para televisão, Ephron estreou no cinema em 1983, com o script do drama “Silkwood – O Retrato de uma Coragem”, que escreveu ao lado de Alice Arlen. O filme, dirigido por Mike Nichols (“Closer – Perto Demais”) e estrelado por Meryl Streep (“O Diabo Veste Prada”), rendeu sua primeira indicação ao Oscar. Seis anos depois, ela foi novamente indicada pelo roteiro de “Harry & Sally – Feitos um Para o Outro”, grande sucesso dirigido por Rob Reiner (“Conta Comigo”), que transformou Billy Crystal (“Os Queridinhos da América”) e Meg Ryan (“Cidade dos Anjos”) em um dos casais mais carismáticos da história.

A terceira indicação ao Oscar de Melhor Roteiro viria com “Sintonia de Amor”, de 1993. O roteiro foi escrito junto com David S. Ward e Jeff Arch. Estrelado por Tom Hanks (“O Código Da Vinci”) e Meg Ryan, a comédia romântica também marcou o primeiro êxito de Ephron como diretora. A estreia atrás das câmeras havia ocorrido um ano antes, com “This Is My Life”, mas sem grande repercussão. Ela voltaria à direção em diversas ocasiões, como “Mens@gem Pra Você” (1998), novamente com o casal do filme de 1993, e “A Feiticeira”, versão estrelada por Nicole Kidman (“Os Outros”) para a famosa série de televisão norte-americana. O último filme dirigido pela cineasta foi a comédia “Julie & Julia”, lançado em 2009 e com Meryl Streep à frente do elenco.

Saiba Mais:

Túlio Moreira
@

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas