Cinema com Rapadura

Notícias   quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Personagem Frankenstein volta aos cinemas em produções concorrentes

Shawn Levy dirige uma versão com a criatura em computação gráfica e Aaron Eckhart será o protagonista em outro filme que reunirá monstros do cinema e da literatura.

Na falta de novas ideias, os estúdios de Hollywood costumam sempre olhar para trás e ver o que dá para aproveitar. E quando isso acontece, parece que nunca acontece de forma isolada. Depois de alguns projetos anunciados de remakes do diretor Alfred Hitchcock (“Psicose”), agora a bola da vez é o clássico romance Frankenstein.

A criatura já apareceu diversas vezes no cinema, sendo a última delas pelas mãos do diretor Kenneth Branagah (“Thor”) em 1997. Agora, duas novas versões diferentes estão sendo tocadas em paralelo:  a primeira delas, “I, Frankenstein“, será comandada pelo roteirista de “Piratas do Caribe”, Stuart Beattie, que dirigirá o seu segundo filme. A outra, ainda sem título, sairá pelas mãos do diretor Shawn Levy (“Gigantes de Aço”).

O primeiro projeto, mais adiantado, já está sendo rodado e parece que será bem mais ousado. “I, Frankenstein” é uma adaptação dos quadrinhos de mesmo nome. O filme terá Aaron Eckhart (“O Cavaleiro das Trevas”) como o protagonista Adam Frankenstein e  Bill Nighy (“Piratas do Caribe”) como um vilão, em uma trama que moderniza o mito e reunirá outros seres clássicos, como Drácula, Mr. Hyde/Dr. Jeckyll, o Homem Invisível e o Corcunda de Notre Dame. Nas HQs, a história se passa em uma Gotham City moderna, chamada Darkhaven, onde os monstros se misturam no submundo do crime, tudo em clima noir. As filmagens começam em janeiro, no Estado de Victoria, na Austrália, com um orçamento de US$ 37 milhões. A produção é da Lakeshore Entertainment e a estreia está marcada para 22 de fevereiro de 2013.

Já o filme de Shawn Levy ainda não tem título e deve abordar o clássico de Mary Shelly, mas incorporando alguns elementos posteriores da mitologia da criatura. O roteiro é de Max Landis (do ainda inédito “Poder Sem Limites”) quem em uma entrevista no ano passado, disse que gostaria de contar a história a partir do ponto de vista de Igor, o assistente corcunda do Dr. Frankenstein. Outra novidade deste filme é que, segundo o diretor, a criatura será construída empregando a mesma técnica de captura de movimentos que ele utilizou em “Gigantes de Aço”.

“Meu Frankestein será feito com a técnica de captura de movimentos SimulCam, então não teremos um cara com cicatrizes no rosto. Não será apenas látex e uma fantasia. Faremos primeiro a captura da atuação – e posso até estar estragando um pouco da surpresa, mas não será apenas uma criatura – depois iremos para a Europa, filmaremos com os atores reais e eu poderei já ver o monstro em tempo real com o SimulCam. Essa será nossa abordagem tecnológica para Frankenstein”, disse.

Sobre o conflito entre os dois lançamentos abordando o mesmo personagem, o diretor Shawn Levy comparou as produções.

“Eles têm um filme muito diferente do nosso, mas é claro que para o público acaba sendo mais um filme sobre Frankestein. Então isso aumenta um pouco a responsabilidade sobre o estúdio e sobre mim para darmos o máximo na hora de escolher o elenco do nosso Frankenstein. Todos sabem, porque assistiram ‘Poder Sem Limites’, que Max Landis é um excelente escritor e que seu roteiro para Frankenstein é incrível. Então temos que escolher muito bem o elenco e é isso que estamos fazendo agora”, completou.

Não há ainda cronograma de produção, nem data de estreia para o filme de Shawn Levy.

Saiba Mais: ,

Neca Boullosa
@necaboullosa

Compartilhe


Notícias Relacionadas