Os altos e baixos nas premiações! Alguns diálogos ou frases eternas! Você acha que sabe tudo sobre a série? Algumas lutas memoráveis! Lista dos personagens marcantes da série! Nossa opinião sobre os 6 filmes! Tudo sobre os 6 filmes!
PERSONAGENS       

Saiba quem é quem no mundo de Rocky Balboa.

O HERÓI

 

Rocky Balboa (Sylvester Stallone) – Também conhecido no mundo dos ringues como ‘Garanhão Italiano’, Rocky era um pacato lutador de uma academia, desacreditado em si próprio, até que por ironia do destino é convidado para lutar contra o atual campeão dos pesos-pesados, Apollo Creed, fato que muda sua vida para sempre. A inteligência e a dicção nunca foram seus fortes, sendo esse o motivo de depositar nos punhos suas esperanças de ser alguém. Um ser bastante correto (por muitas vezes até ingênuo) que tem a família sempre em primeiro lugar em tudo na vida. Mesmo após se tornar um rosto conhecido após o confronto com Apollo, ele reluta em seguir com a carreira de boxeador, até que, em meio a falta de opções e vencendo uma luta após a outra, se torna o lutador de maior respeito do mundo. Nos ringues, é temido pelos adversários não tanto pela sua habilidade em si, e mais sua enorme resistência.

   

AMIGOS – FAMILIARES

 
   

Adrian (Talia Shire) - Adrian sempre foi uma mulher tímida. Desde pequena sua mãe dissera que ela não tinha um bom corpo, então teria que desenvolver o cérebro. Sua beleza nunca foi explorada, por isso sempre a escondeu debaixo de roupas largas, gorros e seus óculos. Devido ao seu jeito, muitos achavam que Adrian era portadora de deficiência mental (nas palavras de muitos personagens, retardada). Trabalhava sempre muito calada na loja de animais, onde Rocky sempre visita. Seu primeiro encontro com Rocky é uma pista de patinação onde os dois acabam trocando algumas confidencias. Por sinal, Rocky é o único que a faz se sentir bem consigo mesma, tanto que seu próprio estilo de vestir muda, após o início do namoro. Adrian casa-se com Rocky, com quem tem um filho. Como esposa zelosa, vive preocupada com a saúde do marido quando este vai aos ringues, mas, nunca deixou de apóia-lo.

   

Paulie (Burt Young) – Irmão de Adrian, Paulie trabalha como carregador de carnes em um frigorífico do bairro. Sempre teve a amizade com Rocky, ainda que sinta uma pontinha de ciúmes do lutador. São duas pessoas completamente diferentes e não se entende se a ligação dos dois vem de uma real amizade ou se é porque Paulie o ajuda na conquista de Adrian, mesmo que seja a seu modo, com perus do dias de Ação de Graças voando pela porta ou a chamando de retardada. Não possui uma das melhores personalidades e sempre quer tirar proveito de algo ou de alguém. Mesmo trabalhando no frigorífico (que é onde Rocky treina batendo nas carnes), ele deseja sair dali e ir trabalhar para Tony Gazzo como coletor de dívidas.

   

Mickey (Burgess Meredith) – Dono do ginásio de treino para boxeadores do bairro de Rocky, Mickey foi um grande lutador que teve o início da sua carreira há 50 anos atrás (seguindo o ano de lançamento do filme, que é 1976) e que agora está marcado pelo passado. Muito exigente, sempre viu potencial em Rocky, embora realmente só crie interesse no rapaz quando este ganha a chance de ir lutar em ringue oficial, contra o campeão dos pesos-pesados, Apollo Creed. A relação dele para com Rocky se torna praticamente de um pai cuidando de um filho.

   

Apollo Creed (Carl Weathers) – O ex-campeão dos pesos pesados, após ser surpreendido por Rocky duas vezes nos ringues, abandona a carreira de boxeador e passa a levar a vida como comentarista de boxe. Surpreendentemente, após a morte de Mickey, treinador de Rocky, ele decide se tornar seu novo treinador, ensinando-lhe todos os seus conhecimentos provenientes de uma região de subúrbio (local onde leva o próprio Rocky para treinar). Apollo e Rocky acabam criando uma forte relação de amizade. No fundo, ainda se sente angustiado por não ter encerrado sua carreira no auge, fato que o leva a querer voltar aos ringues para sua redenção. Decisão que pode ser crucial para seu destino.

   

Robert Balboa Jr. (Ian Fried / Rocky Krakoff / Sage Stallone / Milo Ventimiglia) – Filho único de Rocky com Adrian. Como bom filho, na infância tem seu pai como herói e orgulha-se de mostrar aos amigos que é filho do icônico Rocky Balboa. Na adolescência, começa a sentir o peso de ser filho do boxeador, sofrendo constantes perseguições na escola. Exatamente nessa conturbada época, sente-se isolado por ver seu pai dedicar maior atenção ao seu então pupilo, Tommy Gunn, enquanto seu tio Paulie o ensina alguns golpes para auto-defesa (algo que a mãe Adrian sempre foi contra). Na fase adulta, não dá muita atenção ao pai, preferindo cuidar de sua própria vida, mas, não o abandona no momento em que mais precisa.

   

Duke (Tony Burton) – Duke é o treinador de Apollo Creed. Um profissional competente, que, do contrário de seu pupilo que só pensa em aparecer, procura mantê-lo sempre em alerta quanto à qualidade de seu adversário. Quando Apollo resolve treinar Rocky, Duke o acompanha e passa a auxiliá-lo nos treinamentos. Daí então, passa a ser um ajudante fiel de Rocky em todas as suas lutas. Apesar de não ter uma participação muito ativa na franquia, Duke é, ao lado de Rocky e Paulie, o único a aparecer em todos os seis filmes da série.

Marie (Jodi Letizia/Geraldine Hughes) – Uma jovem do bairro, Marie na verdade não ganha destaque no primeiro filme, embora esteja presente em uma das cenas mais divertidas, que serve para demonstrar o caráter de Rocky. Rocky a encontra no meio de outros jovens, conhecidamente como os vagabundos do bairro, e a escolta de volta para casa tentando dar uma lição de moral na jovem, que claro, comicamente acaba não sendo aceito. Marie, já bem mais madura, reaparece no sexto filme, “Rocky Balboa” e tem um importante papel no retorno do velho Rocky aos ringues.

   

Tony Gazzo (Joe Spinell) – Chefe de Rocky no primeiro filme, Tonny Gazzo é o agiota da periferia de Filadélfia. Sempre com elos da sua infância italiana, Rocky está ligado a Gazzo pelo emprego de cobrador. Gazzo utiliza-se do aspecto de cara de mal de Rocky, além do conhecido hobby de lutador do bairro, para poder coletar os débitos das pessoas. Quando vê Rocky em uma situação difícil, na primeira oportunidade o convida para voltar a trabalhar para ele fazendo cobranças.

   

ADVERSÁRIOS

 
   

Spider Rico (Pedro Lovell) – E um lutador do bairro, assim como Rocky. Na verdade, esse é um personagem que não tem muita importância na série, porém, é o primeiro adversário de Rocky em “Rocky – Um Lutador”, numa luta amistosa na academia. A cabeçada que ele dá em Rocky, é o gatilho que faz com que Rocky ganhe a luta. É taxado como um fracote e banana por Mickey. Spider Rico volta a dar as caras em “Rocky Balboa”, fazendo uma sátira a sua rápida participação no primeiro filme.

   

Apollo Creed (Carl Weathers) – O primeiro grande adversário de Rocky, Apollo Creed é o grande campeão dos pesos pesados nos Estados Unidos. Egocêntrico e fanático pelo show business, sua grande luta pelo cinturão da categoria é marcada para o dia dos duzentos anos dos Estados Unidos e tal luta acaba correndo o risco de não acontecer por seu adversário está machucado. É aí que surge a grande chance e a escolha por Rocky para lutar pelo cinturão surge não pela habilidade de Rocky, mas pelo nome fictício “Garanhão Italiano”. Muito crente de si, principalmente por ir lutar com um “lutadorzinho de bairro”, Creed é surpreendido pela resistência de Rocky na luta final. Com o orgulho ferido, e recebendo cartas do mundo todo dizendo que ele é uma farsa, o lutador resolve enfrentar mais uma vez o "Garanhão Italiano" no ringue. Ele volta para uma revanche, para provar ao mundo que a primeira de Rocky vitória aconteceu por acaso.

   

Clubber Lang (Mr. T) – Poderoso lutador da categoria peso-pesado que quer a qualquer custo enfrentar Rocky para mostrar ao mundo que o campeão não é tão bom quanto dizem, e que toda sua fama é fruto de uma série de adversários fracos que teve. Um adversário que consegue mexer com o instinto de Rocky, fazendo-o se questionar se é realmente um boxeador digno da fama de campeão. Nervoso e mal-caráter, Clubber Lang não dispensa uma provocação, fator que deixa até Apollo Creed irritado, motivando-se a treinar Rocky para vê-lo o derrotando.

   

Ivan Drago (Dolph Lundgreen) – Uma verdadeira máquina de matar. Capitão do exército da Rússia, Ivan Drago é um lutador invicto na categoria amadora e o responsável por levar a profissionalização do boxe na União Soviética. Drago é o tipo de ser de pouquíssimas palavras que amedronta qualquer adversário pelo seu jeito durão de ser e a altura avantajada. Sua ‘apresentação’ ao mundo surge de maneira bem propícia: em um duelo contra o ex-campeão Apollo Creed em seu retorno aos ringues. A partir de então todos vêem do que Drago realmente é capaz, conseguindo meter medo em Rocky como ninguém antes o fez. Seu duelo contra Rocky acaba por representar não apenas mais uma simples luta de boxe, mas um duelo político entre os Estados Unidos e a União Soviética.

   

Tommy Gunn (Tommy Morrison) – Tommy Gunn teve uma juventude difícil, com um pai alcoólatra que batia nele e na mãe. A primeira pessoa que derrubou foi seu próprio pai, e daí então, desenvolveu a técnica de lutar, disputando lutas amadoras e vencendo todas. Vai ao encontro de Rocky para que este se torne seu treinador e empresário, que, apesar de relutante de início, acaba aceitando. Rocky se encanta com sua determinação e passa a tê-lo quase como um filho. Ganhando consecutivas lutas sob o comando de Rocky, ele começa a se indignar com seu treinador por este achar que ele ainda não está pronto para disputar o título mundial. Revoltado, ele acaba por trair Rocky e se vende ao mega-empresário George W. Duke, que lhe dá a chance de disputar o título, que acaba conquistando. Mesmo sendo considerado o campeão mundial, Tommy nunca conseguiu a simpatia da mídia e do público, que ainda considera Rocky o melhor lutador de todos os tempos. Inconformado com a “sombra de Rocky”, ele resolve desafiar seu ex-treinador para provar que pode ser sim o melhor.

   

Mason "The Line" Dixon (Antonio Tarver) – Passados 16 anos depois do último confronto, Rocky ainda aposentado, é visto atualmente como um grande herói esquecido por todos. Mas, o atual campeão, Mason Dixon, é rejeitado pelo público, e todos exijam que ele tenha uma luta com uma pessoa acima dele, para que eles possam ver se o campeão realmente merece o cinturão dos pesos pesados. Só que a ESPN transmite um programa intitulado de Then vs Now, que conta a simulação de antigos pugilistas com os atuais. E realmente simulam o jovem Rocky Balboa lutando com o atual campeão Mason Dixon. O computador diria que Rocky venceria no 13o Round. E uma grande polêmica e empolgação começa a se gerar no mundo do boxe. E justamente os empresários de Dixon oferecem a oportunidade para o já desgastado Balboa, que não rejeita o desafio do campeão.

 

Esse especial foi produzido por Thiago Sampaio e Leonardo Heffer.