Os altos e baixos nas premiações! Alguns diálogos ou frases eternas! Você acha que sabe tudo sobre a série? Algumas lutas memoráveis! Lista dos personagens marcantes da série! Nossa opinião sobre os 6 filmes! Tudo sobre os 6 filmes!
LUTAS       

A franquia Rocky é conhecida pelas muitas seqüências de lutas de boxe. Conheça aqui como se deram os principais desafios de Rocky Balboa em cada filme da série. Se não quer ter detalhes importantes dos filmes revelados, é melhor ler apenas após conferir os filmes.

 
“Rocky – Um Lutador”: Rocky Balboa Vs Apollo Creed
 

Acontecido no dia dos duzentos anos dos Estados Unidos, o primeiro confronto entre Rocky e Apollo na verdade era apenas um plano para elevar mais ainda a carreira do orgulhoso Apollo, atual campeão mundial de pesos-pesados. O que seria o adversário de Apollo acaba por se contundir, e ele tem que usar um ‘Plano B’: convidar um lutador desconhecido, fazer sua média se aproveitando do lema “A América é a Terra das Oportunidades”, e vencê-lo fácil. Eis então que o lutador de bairro Rocky Balboa é escolhido, unicamente pelo seu codinome de impacto ‘Garanhão Italiano’. O que para Apollo não passava de uma enorme brincadeira, para Rocky era a chance de sua vida para mostrar que poderia ser alguém. Apollo jamais imaginaria tamanha resistência por parte de Rocky, que mesmo sofrendo escoriações graves (inclusive perdendo parte da visão), manteve-se de pé durante os 15 rounds e também causou bons danos no adversário. Apollo acabou ganhando por uma diferença mínima de pontos, mas a avaliação foi muito contestada. A partir de então o mundo passou a conhecer Rocky Balboa, que mesmo perdendo, surpreendeu o mundo por conseguir ficar de pé perante o campeão mundial.

 
“Rocky II – A Revanche”: Rocky Balboa Vs Apollo Creed – Parte 2
 

Mesmo tendo vencido Rocky, Apollo Creed mostra-se inconformado por um “lutador de bairro” ter demonstrado tamanha resistência. Para piorar, ele passa a receber críticas em todos os jornais e receber cartas acusando-o de ser uma farsa e de que o resultado da luta fora manipulado. Com orgulho ferido, ele desafia Rocky para uma revanche, almejando mostrar ao mundo que o ‘Garanhão Italiano’ apenas teve sorte no confronto anterior. Rocky de início recusa o desafio, por além de sofrer com as escoriações da luta anterior, tenta abandonar o esporte para seguir a vida com um emprego comum. Em meio as dificuldades com trabalho e as constantes arrogâncias e ofensas pessoais vindas de Creed, ele topa a revanche. Agora, não estavam mais no ringue o campeão se divertindo e um desconhecido à procura de um lugar ao sol, e sim, dois comprovados grandes boxeadores dando o melhor de si. Rocky surpreende mudando sua estratégia e luta como um destro (ensinamentos de seu treinador Mickey), para confundir bem o adversário. Mais uma vez conferimos uma luta em pé de igualdade, com danos graves em ambos os lados (ainda que, Rocky apanhe um pouco mais). O clímax da luta é o mais emocionante possível: lá pelo fim, ambos já totalmente desnorteados, dão socos simultâneos e ambos são atirados na lona. Se terminada a contagem regressiva e nenhum dos dois se levantasse, a luta seria considerada empate e Apollo se manteria como o campeão mundia. Mas os dois, com muito esforço, tentam se reerguer e apenas Rocky, por questão de dois segundos de diferença, fica de pé e é sagrado o novo campeão. Eis o início de uma nova era para Rocky Balboa.

 
“Rocky III – O Desafio Supremo”: Rocky Balboa Vs Clubber Lang
 

Após a vitória sob Apollo Creed, Rocky se torna um ícone do boxe. Conquistando uma vitória atrás da outra e com o título de campeão mundial dos pesos pesados mais do que garantido, ganha até fliperamas com seu nome e uma estátua na Filadélfia. Mas eis que surge em seu caminho um poderoso e mal encarado lutador, conhecido como Clubber Lang, que o desafia, afirmando que Rocky apenas é o atual campeão porque apenas enfrentou adversários fracos, e não é páreo para ele. Para a inquietação de Rocky, seu treinador Mickey afirma que as declarações de Clubber Lang eram verdadeiras, mas aceita assim mesmo o desafio para provar para si do que é capaz. Em combate, Rocky fica atordoado por um ataque cardíaco de Mickey (que morre minutos depois) momentos antes da briga, e acaba sendo nocauteado no segundo round por Clubber Lang. Rocky marca uma revanche, e passa a ser treinado por seu ex-adversário, Apollo Creed. No combate final, Rocky demonstra ter desenvolvido muito sua habilidade nos ringues, chegando até a adotar um estilo dançante, semelhante ao de Apollo. Clubber Lang parece dominar a maior parte da luta, mas a postura de Rocky é firme, chegando ao ponto de provocar o adversário mandando-lhe bater mais. Mantendo uma postura resistente e apanhando muito (mas dessa vez, com menos danos no rosto), Rocky ganha de Clubber Lang pelo cansaço e o nocauteia. Então, Rocky mantém seu título e mostra que não é capaz de vencer apenas adversários medianos.

 
“Rocky IV”: Rocky Balboa Vs Ivan Drago
 

A luta entre Rocky e o russo Ivan Drago, teve todas as raízes possíveis, menos a do esporte em si. Tanto é que, ela sequer chegou a ser autorizada pela Federação de Boxe. Não valia título, o que estava em jogo nos ringues era a Guerra Fria, a velha disputa entre Estados Unidos e União Soviética. Antes, o ex-campeão Apollo Creed desafia Ivan Drago, um capitão do exército que anseia a profissionalização do boxe na Rússia. Patriota ao extremo e defendendo as cores da bandeira dos EUA, Apollo acaba tendo um destino trágico nas mãos de Drago. Angustiado pela morte do amigo, Rocky desafia Drago para uma revanche, que é marcada para acontecer na Rússia. Assim, a luta para Rocky não só tinha gosto de vingança, mas ele também estaria representando seu país em meio a uma guerra, e seu nome como lutador estaria em jogo, assim como sua própria vida. Assumindo de vez o calção com as cores da bandeira dos EUA que pertencia a Apollo, Rocky como poucas vezes já começa a briga partindo para o ataque sem se conter. Mas de início, as investidas de Rocky não têm resultado, pois Drago parece apenas rir de seus golpes. O gigante Drago demonstra superioridade durante a maior parte da briga, até que um soco de Rocky que faz um corte em seu olho começa a equilibrar a disputa. Ambos apresentam uma enorme resistência, a ponto de chegar ao fim da luta e os dois estarem completamente cambaleantes, abdicando de todas a leis do boxe e transformando a luta em uma verdadeira luta livre. Em uma disputa equilibrada, e pra variar, com Rocky cheio de lesões corporais, o fim acaba soando previsível: nocaute de Rocky em Drago. No fim das contas, o campeão ainda transmite uma lição e enrola-se na bandeira dos Estados Unidos, atenuando a vitória sob a comunista União Soviética. Uma luta, digamos, ufanista.

 
“Rocky V”: Rocky Balboa Vs Tommy Gunn
 

Pela primeira vez na série, Rocky briga fora dos ringues. A luta acontece no meio da rua, com seu ex-pupilo Tommy Gunn. O confronto ocorreu deste modo pois Rocky de modo algum queria satisfazer a vontade do mega-empresário George W. Duke de atrair a mídia através de um confronto entre “mestre e aprendiz”. Tommy havia traído Rocky vendendo-se ao empresário George W. Duke, pois Rocky ainda não o considerava pronto para disputar o título mundial. Ele acaba conquistando o título, mas não consegue arrancar a simpatia da mídia e do público, que ainda considerava Rocky o melhor lutador de todos os tempos. Inconformado com a “sombra de Rocky”, ele resolve desafiar seu ex-treinador para provar que pode ser sim o melhor. O confronto é uma típica briga de rua, sem luvas, sem regras, e rodeados de repórteres. Rocky desde o início demonstra vantagem, pois teve treinamento de briga de rua, e domina Tommy, deixando-o ferido encostado nas grades. Mas Tommy reage e consegue deixar seu ex-mestre no chão. Diversos filmes passam pela cabeça de Rocky nesse momento (entre eles, a imagem de Ivan Drago, seu último adversário), fazendo-o criar forças para se levantar e dar o troco em Tommy, deixando totalmente ferido encostado em um carro, até a chegada da polícia que leva Tommy preso. Até com uma vitória no meio da rua, Rocky é ovacionado por seus admiradores.

 
“Rocky 6”: Rocky Balboa Vs Mason "The Line" Dixon
 

Após um início bastante desalentador do combate, onde Rocky só consegue conectar 9 de 13 golpes contra aos 59 de 69 de Mason, quase perde por KO no segundo assalto. Quando parece que o fim do combate está próximo, Dixon quebra a mão esquerda e Rocky aproveita para escapar. Começa assim um novo combate, muito mais igualado, onde os dois pugilistas brindam um grande espectáculo ao público alí presente e aos telespectadores. O combate acaba como estava previsto, ao finalizar os dez assaltos, e Rocky agradece a Dixon por ter-lhe dado esta oportunidade. Também se dirige a Paulie, a quem lhe diz que tirou "a besta negra que tinha dentro". Rocky e seus acompanhantes se vão do ring enquanto os juízes anunciam suas pontuações por megafones, despedindo-se do público pela última vez. O combate é ganho por pontos por Mason Dixon, embora pouco importe ao garanhão italiano. O filme acaba como começa, com Rocky sentado frente à tumba de Adrian e agradecendo por ajudar-lhe a conseguir voltar a lutar.

 

Esse especial foi produzido por Thiago Sampaio e Leonardo Heffer.