Cinema com Rapadura

Entrevistas   segunda-feira, 23 de outubro de 2023

[ENTREVISTA] Five Nights at Freddie’s | Matthew Lillard comenta o desafio de levar a magia assustadora dos jogos às telonas

Adaptação da Blumhouse chega aos cinemas brasileiros em 26 de outubro.

[ENTREVISTA] Five Nights at Freddie’s | Matthew Lillard comenta o desafio de levar a magia assustadora dos jogos às telonas>
(Imagem: Universal Pictures)

A seguinte entrevista foi feita antes da greve do Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) em Hollywood. O Cinema Com Rapadura apoia a causa dos atores e espera que suas demandas sejam atendidas.

Levar uma propriedade tão querida e cultuada quando “Five Nights at Freddie’s” às telonas nunca é tarefa fácil, mas a Blumhouse bancou o desafio e produziu a adaptação que estreja nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (26). A expectativa é grande, principalmente pelo desafio que o filme tem de criar uma história envolvente a partir de um jogo de premissa tão simples – basta tomar conta de um restaurante abandonado por cinco noites. Simples. O grande problema são os bonecos animatrônicos demoníacos que ameaçam te pegar durante esse tempo.

A produção é elaborada, com animatrônicos feitos pela Jim Henson Company, o próprio criador do jogo, Scott Cawthon, assinando o roteiro, e um elenco que tem dois nomes experientes na liderança, como Josh Hutcherson e Matthew Lillard. Em entrevista concedida com exclusividade ao Cinema Com Rapadura pela Universal Pictures, Lillard comentou a empolgacão e o desafio de trabalhar em um projeto como “FNAF”. Apesar dos sustos, ele afirma ter se divertido com a experiência.

Estar no set foi incrivelmente divertido e no geral foi uma ótima experiência, mas a parte mais emocionante para mim tem a ver com os fãs e saber o quanto eles estão ansiosos para ver isso ganhar vida.

Os jogos de “FNAF” começaram como produções independentes, mas alcançaram um público global com mecânica e enredo simples. Hoje são um clássico cult, mas ainda de uma geração posterior à de Lillard.

Antes de rodar o filme, não tive uma experiência direta com o jogo, embora meus filhos o jogassem incessantemente. Então, eu conhecia o jogo e a alegria que ele trazia às pessoas, embora nunca tenha jogado até ser escalado. Então eu entrei nesse mundo. É provavelmente o único filme que eles realmente se importaram que eu fizesse. Eles são adolescentes, então não deveriam se importar neste momento de suas vidas. Mas não há dúvida de que eles estão mais entusiasmados com a minha participação neste filme do que com qualquer outro projeto ao qual já estive associado em toda a minha vida.

Além dos filhos, Lillard destaca também a tentativa de criar algo digno a partir de uma propriedade tão cultuada quanto “FNAF”.

Para mim, é um pouco como em “Scooby Doo” – no qual interpretei Salsicha – porque você tem que honrar esses personagens. Você deve tentar dar aos fãs o que eles amam no projeto, colocando muita energia e paixão nisso para que isso se reflita no trabalho. Dessa forma, você não apenas estará feliz como ator, mas também dará aos fãs algo para adorar – e esse é o nosso trabalho.

Falando em fãs, agradá-los é um desafio cada vez maior quando o assunto é grandes franquias. No caso de “FNAF”, o jogo tem um séquito de fãs fiéis, e Lillard compreende o desafio que é lidar com essa expectativa.

Em termos de base de fãs, você nunca quer estar excessivamente confiante, mas certamente dedicamos muita atenção aos detalhes. Este é um grande filme que tinha Scott Cawthon, o criador do jogo, no set todos os dias. Acho que isso demonstra a paixão e o tempo que as pessoas que o fizeram investiram na entrega de um produto excelente. No final das contas, isso é tudo que podemos fazer. Então os fãs podem até não amar todos os aspectos do filme, mas você não pode contestar o compromisso que assumimos em contar essa história.

Os elementos mais importantes – e assustadores – de “FNAF” são os personagens animatrônicos que ameaçam o jogador. No filme, eles ganham vida pela Jim Henson Company, ícono no setor de efeitos visuais práticos e animatrônicos. Lillard inclusive dá a dica de quais achou os mais assustadores.

Vê-los ganhar vida foi simplesmente incrível. Uma das grandes coisas sobre os animatrônicos foi a equipe que os acompanhou. Quero dizer, os melhores e mais brilhantes de Jim Henson estavam lá trabalhando todos os dias para oferecer performances incríveis de robôs reais. Eles eram como uma equipe de box da NASCAR e foi incrível vê-los em ação. Para mim, os animatrônicos mais assustadores são Springtrap – que não está no jogo original – e provavelmente Bonnie, que parece adorável, mas é assustadora.

No filme, Lillard interpreta Steve Raglam, que aconselha o protagonista Mike a assumir o cargo de segurança em um restaurante temático abandonado. Mike é interpretado por Josh Hutcherson, veterano de grandes franquias como “Jogos Vorazes“. Fora de cena, Lillard e Hutcherson aproveitaram o período de gravações:

Uma das grandes coisas para mim neste projeto foi conhecer Josh Hutcherson. Esse cara é incrível, totalmente presente e um profissional consumado que dá para perceber que faz isso desde os nove anos de idade. O filme era de Josh, mas ele ainda sentava comigo no set e tínhamos conversas adoráveis – isso nem sempre acontece com colegas de elenco. Então, foi muito bom trabalhar com ele. Ele fez o papel de Mike com perfeição e acho que os fãs vão torcer por ele.

A direção de “FNAF” é de Emma Tammi, que tem experiência com o gênero do terror tendo dirigido a série “Into the Dark” e o longa “Terra Assombrada”. Ela também assina o roteiro junto a Scott Cawthon e Seth Cuddeback. Lillard reforça o quão importante foi a visão criativa de Tammi, e o quão aberta ela é ao processo colaborativo.

Ter a chance de trabalhar com Emma foi adorável. Eu pude sentar com ela antes mesmo de a oferta chegar para interpretar o papel e ter uma longa conversa sobre qual era sua visão, o universo que ela queria capturar, e realmente começar a pensar sobre a melhor maneira de eventualmente fazer meu trabalho. trabalho. Emma Tammi foi uma colaboradora incrível durante todo o processo.

Outro ponto importante de “FNAF” é o fato de o filme ter produção da Blumhouse, que atualmente equivale praticamente a um selo de qualidade no gênero do terror. Lillard pode enfim trabalhar com o produtor Jason Blum, e foi exatamente como ele imaginava.

Vinha tentando fazer com que Jason Blum me contratasse ao longo dos últimos dez anos! Eu adoro o que Blumhouse fez no gênero e realmente cobicei a oportunidade de voltar ao terror com eles, pois sei o quanto isso significa para os fãs. Então, eu estava esperando por essa oportunidade há muito tempo e tem sido muito emocionante.

Apesar de ser uma adaptação dos jogos, “FNAF” ainda precisa ter pernas próprias e contar uma história única, algo que Lillard acredita que o filme consiga sem problemas.

Eu acho que este é um filme que vai cruzar a linha entre o assustador e o macabro, ao mesmo tempo que será aceitável para os espectadores jovens, e isso é algo que nos deixa muito entusiasmados. Estamos construindo isso para a base de fãs, mas também abrindo para o mundo inteiro.

Por fim, levar o público às salas de cinema continua sendo um dos grandes desafios da indústria. Para Lillard, a sala de cinema é o ambiente ideal para se assistir “FNAF”.

A razão para ver “FNAF” na tela grande é porque não há nada como a resposta de um susto com um filme como este no cinema. Para mim, ver filmes é uma experiência comunitária onde você se reúne, senta no escuro e é levado para um universo. Quando as coisas te assustam, você sente uma onda de endorfinas que muda a química do seu corpo, o que explica por que amamos ir ao cinema. Então, não hesitem em pegar seus amigos e familiares, sentar no escuro, comprar pipoca e deixar a gente assustar vocês!

No jogo “Five Nights at Freddy’s”, o jogador deve sobreviver por cinco noites trabalhando como segurança de uma pizzaria sombria, onde animatrônicos possuídos e homicidas vagam pelos corredores em busca de suas próximas vítimas. O jogo foi um verdadeiro sucesso e teve diversas sequências.

O elenco conta com Josh Hutcherson, Matthew Lillard, Elizabeth Lail e Mary Stuart Masterson. O filme tem direção de Emma Tammi. O roteiro foi constantemente revisado pelo criador do jogo, Scott Cawthon, até que ele ficasse satisfeito. Cawthon produz o filme junto à Blumhouse.

“Five Nights at Freddy’s” chega aos cinemas brasileiros em 26 de outubro – assista ao trailer.

Saiba Mais: ,

Julio Bardini
@juliob09

Compartilhe


Notícias Relacionadas