[Entrevista] Gato de Botas 2: O Último Pedido | Diretor fala sobre a importância do personagem no mundo atual
Além do retorno de Antonio Banderas, elenco conta ainda com Salma Hayek, Florence Pugh, Olivia Colman e Wagner Moura, entre outros.
A Universal divulgou o trailer de “Gato de Botas: O Último Pedido“, sequência do filme de animação que tem novamente Antonio Banderas no papel do protagonista. O Cinema com Rapadura também teve a oportunidade de conversar com o diretor do filme Joel Crawford e o produtor Mark Swift, que prometeram novidades. Veja o trailer acima, e a conversa, abaixo.
Apesar de o Gato de Botas de Banderas já ter uma aura própria e estrelar seus próprios filmes e até sua própria série para a Netflix, ele está inserido em um contexto maior ainda maior – sua primeira aparição foi em “Shrek 2“, no longínquo 2004. Assim como muitos de nós, Crawford estava nos cinemas e, claro, também adorou o personagem:
“Eu lembro de ter visto o Gato aparecer pela primeira vez nos cinemas em ‘Shrek 2’ e ele simplesmente roubar a cena, conquistar todo mundo. O Gato fez muito sucesso, então era óbvio que ele precisava contar sua própria história na tela grande.”
O universo de “Shrek” é um dos mais icônicos do cinema dos anos 2000. Seu tom irreverente e sarcástico mudou a forma de se fazer cinema de animação e deu início à cultura das obras autorreferentes que vemos hoje em dia e que chegou até aos filmes de super heróis.
Apesar da atmosfera cômica dos filmes e do exterior durão do Gato de Botas, ele conseguiu amolecer diversos corações – e não apenas aplicando golpes com sua cara de pidão. Para Crawford, o grande diferencial do personagem é justamente esse, algo que o mundo atual, tão diferente daquele que viu o Gato fazer sua estreia nos cinemas, precisa tanto:
“Vindo justamente de Shrek, que é uma franquia acostumada a fazer referências aos contos de fadas originais e tirar sarro disso tudo, o público gosta desse tipo de abordagem. Mas acho que o que surpreendeu todo mundo é como ele consegue ser gentil e meigo por baixo da roupagem durona que ele tenta passar, e isso é algo que precisamos hoje em dia.”
Algo que ainda faltava ao Gato de Botas em seus filmes era uma ligação mais explícita com seu conto de fadas original. A obra é leitura corriqueira em qualquer jardim de infância, e o produtor Mark Swift indicou que o filme irá até além, com personagens novos e outros contos, como Cachinhos Dourados, sendo importantes para a história:
“Há muitos elementos que não são característicos de contos de fada. Com o Gato, há muito de western spaghetti e comédia com tiradas mais sarcásticas. Há mais elementos do conto de fadas original que aparecem em ‘O Último Pedido’ e outros que são menos conhecidos, que normalmente não lemos quando crianças. Por exemplo, há um personagem que é mais uma rima infantil. Ele é muito autorreferente, tem consciência de que ninguém o conhece justamente por não ser um conto de fadas.”
A versão moderna do Gato de Botas já está tão incorporada à cultura pop que é praticamente impossível não imaginá-lo sem ouvir a voz de Antonio Banderas junto. Em “O Último Pedido”, Crawford promete que Banderas não será a única voz a aparecer e ter destaque:
“No caso, a narrativa do filme é tão focada no fato de o Gato estar em sua última vida que, de fato, acaba focando mais na voz de Banderas. Mesmo assim, há mais personagens prontos para aparecer e mais vozes que vocês vão reconhecer e adorar ouvir.”
Entre as novas vozes está a de Harvey Guillén, que será Perro, o novo companheiro canino do Gato e sua parceira Kitty, novamente dublada por Salma Hayek. Além do trio, completam o elenco nomes de peso, como Florence Pugh, Olivia Colman, Wagner Moura, Ray Winstone, John Mulaney, Da’Vine Joy Randolph, Anthony Mendez e Samson Kayo.
Uma sequência para “Gato de Botas” esteve em desenvolvimento desde 2014, com um filme sendo anunciado para novembro daquele ano, apenas para ser adiado e removido da grande da DreamWorks em seguida. Com a pandemia, o atraso acabou sendo ainda maior que o previsto.
Após o sucesso de “Os Croods 2: Uma Nova Era“, Crawford, Swift e o co-diretor Januel Mercado foram chamados para trabalhar na nova versão do filme. Em “O Último Pedido”, o Gato descobre que sua paixão pelo perigo e desrespeito por sua própria segurança agora estão cobrando seu preço. De suas nove vidas, resta agora apenas uma.
“Gato de Botas: O Último Pedido” chega aos cinemas ainda em 2022.
Saiba Mais: Gato de Botas: O Último Pedido, Joel Crawford, Mark Swift