Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 10 de março de 2010

Kathryn Bigelow foi a diva do Oscar 2010. Como ela conseguiu?

Kathryn Bigelow foi o grande destaque da maior premiação do cinema.

Meryl Streep é a maior diva viva do cinema, mas neste domingo, 7, quem reinou na premiação do Oscar foi a cineasta Kathryn Bigelow. Aos 58 anos (muito bem preservados), Bigelow foi a primeira mulher a ganhar um Oscar de Melhor Diretor em 82 edições. Comentários conservadores que apontavam James Cameron como favorito ao prêmio ainda circulam, mas Bigelow se configurou como a cineasta de maior destaque desde 2008, quando dirigiu o aclamado “Guerra ao Terror”, que também ganhou o Oscar de Melhor Filme.

Bigelow surgiu no mundo cinematográfico por meio da arte, já que era pintora. Após estudar Cinema na Universidade de Columbia, se entregou a filmes um tanto quanto duvidosos. Crítica e público não se entendiam ao reconhecer a cineasta. Em 1991,Caçadores de Emoção foi o primeiro sucesso real da diretora, que teve Keanu Reeves e Patrick Swayze no elenco. A forma como conduz as cenas de ação começou a ser grande característica da cineasta.

Ainda em sua filmografia constam “Jogo Perverso” e “Estranhos Prazeres”, entre outros, mas foi com “Guerra ao Terror” que ela saiu de um pseudo anonimato para ser ovacionada como cineasta. Com a vitória mais que justa do Oscar deste ano, Bigelow pode ser apontada como sinônimo de sucesso. Em um período em que grandes atrizes têm dificuldades para conseguir papéis notáveis e que os homens se destacam na indústria, a vitória de Bigelow pode trazer, de forma gradativa, um maior envolvimento (e reconhecimento) do potencial feminino na Sétima Arte.

E vale ressaltar que, assim como Bigelow, não é preciso escrever e dirigir só romances rápidos (que dão bilheteria, de qualquer forma) para levar sucesso às telonas. Em “Guerra ao Terror”, Bigelow falou de guerra em sua forma mais visceral, egoísta e, principalmente, irremediável. Um prêmio mais do que merecido e que, apesar de Bigelow ser do sexo feminino ou ex-esposa de James Cameron, não tira os méritos alcançados pela cineasta em sua incrível experiência bélica neste longa memorável.

+ MAIS

– Começou no dia 6 de março o Projeto Cine Ceará Itinerante – 19° Cine Ceará, que permitirá que as comunidades mais afastadas dos principais cinemas da Cidade, na periferia de Fortaleza (CE), tenham a oportunidade de apreciar gratuitamente a magia do cinema em praças públicas, escolas municipais, ONGs e estádios. O projeto, que levará 10 filmes a oito bairros, reuniu em sua última edição seis mil espectadores, que puderam conferir a cinematografia nacional e a riqueza da produção audiovisual cearense em projetos inscritos no Cine Ceará. A mostra conta ainda com um filme inédito: “Porque as Coisas São Assim”, da diretora Michelline Helena, que foi cedido especialmente para participar do Cine Ceará Itinerante.

– O IN-EDIT BRASIL – 2º Festival Internacional do Documentário Musical será realizado de 18 a 28 de março em São Paulo e de 02 a 08 de abril no Rio de Janeiro. A programação conta com mais de 70 filmes nacionais e internacionais, dos quais 60 são inéditos no circuito comercial. Os destaques são documentários sobre Seu Jorge, Naná Vasconcelos, Bezerra da Silva, Tom Zé, Dzi Croquetes, Lenine, Bill Withers, Johnny Cash, Anvil, Led Zeppelin, White Stripes, Filarmônica de Berlim, entre outros. Também será realizadas apresentações musicais exclusivas e debates com diretores, jornalistas, músicos e produtores. Mais informações com a assessoria.

– RÁPIDAS

– Estão abertas as Inscrições para o 16º Ciclo de Workshops “Novas Tecnologias Brasil”, para o primeiro semestre de 2010. São oficinas técnicas onde o aluno toma contato direto com o que há de mais moderno em equipamentos, produz e realiza de forma ampla e intensiva, sempre orientado por profissionais de grande competência e larga experiência no mercado audiovisual brasileiro.

– A Academia Internacional de Cinema está com matrículas abertas para o curso de Narrativa para Cinema e Televisão, que tem como proposta exercitar e orientar a dramaturgia narrativa, e para a Oficina de Roteiro, queestrutura-se nas teorias mais utilizadas por profissionais da área de roteiro cinematográfico. Informações e inscrições no site.

– Para quem gosta de futebol, uma novidade!  A Coleção Copa do Mundo FIFA – 1930-2006 chegará às bancas, supermercados, livrarias e por assinatura com 15 DVDs, que serão lançados semanalmente e virão acompanhados de dossiês sobre a História das Copas, elaborados pela revista Placar. O primeiro volume custará apenas R$ 9,90, e os demais, R$ 19,90 cada.

***

Sugestões de Pauta: [email protected]

Veja as outras matérias da coluna ACTION.

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados