Cinema com Rapadura

Colunas   quarta-feira, 03 de março de 2010

A corrida pelas estatuetas: “Guerra ao Terror” versus “Avatar”

Qual deles será o maior destaque da 82ª edição do Oscar?

“Guerra ao Terror” contra “Avatar”. Será esta a disputa mais marcante das últimas edições do Oscar? Ambos conseguiram nove indicações na premiação deste ano e disputam o favoritismo. Enquanto o filme de James Cameron se configura como o mais rentável da história do Cinema (seria difícil se não fosse devido ao preço atual dos bilhetes, principalmente em salas 3D), a produção de Kathryn Bigelow, inicialmente menosprezada, acabou como o grande destaque do ano. A 82ª edição do Oscar, que será realizada no próximo domingo, 7, promete fazer o que não faz há muito tempo: ser previsível, mas apimentar as expectativas e a concorrência.

Ex-esposa de Cameron, Bigelow conquistou o respeito de críticos e cinéfilos depois que assumiu com mãos fortes seu mais recente filme. Com uma aparência quase frágil, a cineasta encarou com firmeza a produção e criou momentos de intensa ação, sem perder o fio dramático e, principalmente, sem cair no melodrama convencional. Já Cameron, cineasta-pop e que tem ao seu lado inúmeros cinéfilos encantados (ao extremo) com “Avatar”, tem em seu filme o mérito da beleza das cenas e da tecnologia 3D, mas não a ousada história que Bigelow contou.

Não tem como traçar parâmetros de quem realmente vai levar as estatuetas. O que podemos pressupor, até agora, é que “Avatar” leva vantagem sob todos os filmes indicados nas categorias técnicas, apesar de disputar com filmes como “Distrito 9” e “Bastardos Inglórios”, que também se configuram como grandes concorrentes, além do próprio “Guerra ao Terror”. Todos estes possuem a parte técnica elogiável.

O que podemos fazer é ver até onde a Academia se renderá ao popular e ao que deu bilheteria, como basicamente foi a premiação do Globo de Ouro deste ano, ou aos filmes que realmente merecem reconhecimento pela força com que acrescentaram em termos de linguagem, ousadia e criatividade nos últimos meses. E você? Já fez as apostas?

+ MAIS

– O projeto Cine Coelce realizou oficinas em 10 bairros da periferia de Fortaleza (CE) e chegou a atender 200 crianças e adolescentes no final do ano passado. Os dez jovens que tiveram maior destaque durante as atividades foram premiados com um curso de animação na Casa Amarela Eusélio Oliveira cujas aulas começaram na segunda-feira, 1º, e se prolongam até o final do mês. Como resultado final do curso, os alunos serão responsáveis pela produção de um filme, a ser exibido na abertura do Cine Ceará 2010.

– Ainda na Casa Amarela Eusélio Oliveira, os interessados podem se inscrever para os cursos de Cinema e Vídeo, Cinema de Animação e Fotografia. As inscrições se encerram no dia 5 de março e, para Cinema de Animação e Fotografia, o encerramento é em 31 de março. Mais informações podem ser obtidas no local ou pelo telefone (85) 3366 7772.

– RÁPIDAS

– Para os eternos apaixonados por “Toy Story”, o primeiro filme entrou em cartaz nos cinemas que disponibilizam a tecnologia 3D. A ambição da indústria, desta vez, vem minimizada pelo prazer que é rever esta animação apaixonante.

– Ainda existem vagas abertas para o Curso de Teoria, Linguagem e Crítica a ser ministrado por Pablo Vilaça em Fortaleza (CE). O curso será realizado entre os dias 15 e 19 de março na araiva MegaStore, no Shopping Iguatemi. Vilaça é crítico do site Cinema em Cena. Mais detalhes podem ser vistos aqui.

– Na noite desta quarta-feira, 3, será realizada a pré-estreia alemã do filme brasileiro “Antonia”, dirigido por Tata Amaral. A partir das 20:30, horário local, o filme ganha uma premiere especial no Harmonie Kino, na cidade de Frankfurt, seguindo depois para outras cidades do país, como a capital, Berlim, Düsseldorf, Köln, Tübingen e Hamburgo.

***

Sugestões de Pauta: [email protected]

Veja as outras matérias da coluna ACTION.

Diego Benevides
@DiegoBenevides

Compartilhe

Saiba mais sobre


Conteúdos Relacionados