Cinema com Rapadura

Acme   terça-feira, 20 de maio de 2014

Cinema carimba “AVISADO” em ingresso após dizer a cliente que filme tem cena gay

Em outra cidade, gerente foi quase espancado por clientes.

Olha, a internet é uma máquina de criar boatos. Tudo que surge no Facebook e Twitter, sempre fico com o pé atrás. Mas como eu presenciei comentários semelhantes na bilheteria de um cinema em Fortaleza, eu não duvido de nada. Já digo logo aqui que é tudo boato e coisa de internet, e que não tenho nenhuma confirmação oficial, apenas estou reportando o que recebi e pesquisei.

O filme “Praia do Futuro”, estrelado por Wagner Moura, possui cenas de sexo homossexual. Até aí ok, já que não é nada de anormal. Só que estamos no Brasil, um país onde o preconceito está tatuado na cara da nossa sociedade conservadora (em tese e quando conveniente) e hipócrita. Não adianta nem o próprio Wagner dizer que o filme “vai muito além da sexualidade”.

Até que em Aracaju (Sergipe), um grupo de pessoas ficou tão indignado pelo filme ter essas cenas de sexo homossexual, que decidiu tomar satisfação com o gerente (alguns reportaram que quase acontece um problema de ordem física). Olha as mensagens:

https://twitter.com/brupaiva/status/468530268413100032

De acordo com o o colunista do jornal O Globo Ancelmo Gois, em Niterói, no Cinemark do Plaza Shopping, cerca de 40 pessoas saíram no meio de uma sessão (domingo, às 21h) do filme.

Pode ser um boato espalhado, até que surgiu essa foto (de um cinema em João Pessoa/PB):

Sobre o carimbo AVISADO, é um procedimento padrão da rede de cinema (Cinépolis) em relação a carteira de estudante (para confirmar que a bilheteria avisou ao cliente que ele tem que mostrar a carteirinha antes de entrar no cinema). Porém, alguns clientes estão dizendo que se o filme escolhido for “Praia do Futuro”, a bilheteria marca AVISADO, além de referência a meia entrada, se notificou também o cliente que o filme possui cenas de sexo gay.

De acordo com uma funcionária do Cinépolis de João Pessoa (procurada pelo O Globo), que pediu para não ser identificada, o aviso é uma política da rede de cinemas.

Este é um procedimento da empresa para todo o país. Avisamos na bilheteria a cada cliente sobre a sinopse do filme. E esse tem uma questão de gênero, tem imagens fortes“, disse.

O O Globo entrevistou, por telefone, o professor de turismo e administrador de empresas Iarlley Araujo, de 34 anos (da foto acima).

O funcionário me contou que muita gente havia deixado a exibição do filme. Esse carimbo foi apenas por causa das cenas de sexo homossexual. Fiquei surpreso e sem ação. Por que não alertam quando há violência, sexo entre heterossexuais ou mutilação?“, ponderou.

De acordo com nota enviada por Paulo Pereira, Diretor de Marketing e Programação da Cinépolis Brasil, o que houve foi um mal-entendido.

A utilização do carimbo ‘avisado’ faz parte da política da Cinépolis para notificar o usuário da obrigação de apresentar a carteira de estudante para comprovar o direito à meia-entrada… O evento ocorrido não reflete em nenhum momento a cultura e os valores da Cinépolis Brasil… e não tem o objetivo de notificar o espectador sobre o conteúdo e cenas contidas nos filmes. Além disso, todas as medidas para que tal questão não ocorra no futuro foram tomadas“, diz a declaração.

O fato é que vai ficar nessa briga de empresa e cliente. JAMAIS um responsável do Cinépolis vai confirmar que funcionários foram instruídos para avisar aos clientes sobre cenas de sexo gay (principalmente agora após a polêmica). O fato é que aconteceu. Muitas pessoas confirmaram (via Facebook).

A fanpage oficial do filme “Praia do futuro” postou uma foto comentando sobre a polêmica:


Em forma de protesto, um usuário criou Tumblr chamado TEM QUE AVISAR. Se for pra avisar sobre o conteúdo de filme, que divulguem de TODOS: http://temqueavisar.tumblr.com/ 

Outra página dá spoilers de filmes: http://taavisado.tumblr.com/

Saiba Mais: ,

Jurandir Filho
@jurandirfilho

Compartilhe

Saiba mais sobre


Notícias Relacionadas