José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morre aos 83 anos
Ícone do terror nacional faleceu em decorrência de uma broncopneumonia.
O cinema brasileiro perdeu nesta quarta-feira (19) seu maior ícone do gênero de terror, José Mojica Marins. Mais conhecido pela alcunha Zé do Caixão, ele faleceu vítima de uma broncopneumonia. A informação foi confirmada pela filha do cineasta, Liz Marins (via Estadão).
Apesar de ter transitado por diversos gêneros cinematográficos no início de sua carreira, Marins se destacou com mais brilho no terror. Seu maior clássico, “À Meia-Noite Levarei Tua Alma“, chegou a ser exibido em Sundance e foi o primeiro de uma trilogia icônica, seguido por “Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver” e “A Encarnação do Demônio” – este último contando com exibição no Festival de Veneza em 2008.
Sua influência, no entanto, não se limitou apenas ao cenário brasileiro. Coffin Joe, como é conhecido mundo afora, é tido como referência do cinema trash e do terror escatológico, tendo como admiradores nomes como Roman Polanski, Roger Corman, Quentin Tarantino e Tim Burton.
O corpo de José Mojica Marins será velado no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, em cerimônia aberta ao público nesta quinta-feira (20). O cineasta deixa sete filhos.
Saiba Mais: Zé do Caixão